Veja as fotos tiradas pelo homem que usava uma câmera escondida em 1890
470
Compartilhamentos

Veja as fotos tiradas pelo homem que usava uma câmera escondida em 1890

Último Vídeo

Carl Størmer foi um matemático e físico norueguês que acabou sendo inovador em termos de fotografia. Basicamente, ele andava pelas ruas de Oslo com uma câmera escondida e tirava fotos de cenários e pessoas sem que ninguém percebesse – nascia, então, a boa e velha foto espontânea.

Størmer comprou sua câmera espiã em 1893, quando estudava matemática na instituição que hoje é a Universidade de Oslo. A engenhoca, como se pode imaginar, não era muito discreta nem pequena, mas o cientista conseguia esconder o equipamento embaixo de sua roupa e fazer os cliques que considerava interessantes.

camera

Em uma entrevista sobre o assunto, que deu ao St. Hallvard Journal, em 1941, Størmer disse que tinha um fiozinho que, quando puxado, acabava fazendo a câmera disparar e fazer as fotos – é ou não é uma coisa incrível?

Størmer tinha um interesse particular em fotografar as pessoas no exato momento em que elas estavam o cumprimentando. A coisa era muito mais complicada do que é hoje, e depois de fazer seis cliques, ele precisava voltar para casa para recarregar sua câmera e poder fotografar mais. O hobby acabou ganhando uma relevância importante em sua vida, e o cientista paparazzi chegou a fazer cerca de 500 fotos. Veja algumas delas a seguir:

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.