Ciência
08/12/2024 às 15:00•2 min de leituraAtualizado em 08/12/2024 às 15:00
Se você sonha em morar fora do país, pode considerar quais são os países em que é mais fácil obter a cidadania e, assim, naturalizar-se como membro daquele país. O ranking abaixo se baseia em uma pesquisa feita pela plataforma Remitly, e leva em consideração os resultados das provas e dos processos que os candidatos devem cumprir.
A título de curiosidade: segundo o estudo divulgado pelo The Daily Mail, o Canadá é o país mais difícil de se obter cidadania. Vejamos a seguir também quais seriam os mais fáceis.
No Reino Unido, exige-se que os candidatos realizem o teste Life in the UK. A prova engloba aspectos como educação moral, cívica, legislação, história, política e cultura, e é composta de 24 perguntas que precisam ser respondidas em até 45 minutos. O grau de aprovação nos pedidos de cidadania é de 42%.
Para obter a cidadania espanhola, é preciso apresentar um certificado de proficiência no idioma e realizar uma prova de Conhecimentos Constitucionais e Socioculturais da Espanha (CCSE). Ela avalia o conhecimento do candidato sobre a constituição e a realidade social e cultural espanhola. O grau de aprovação entre os pedidos de cidadania é de 61%
Leia mais: Como um outdoor em forma de touro virou um símbolo da Espanha?
Já na França, não se pede diplomas formais proficiência em francês. No entanto, a capacidade de comunicação é avaliada durante o processo de solicitação da cidadania, que inclui entrevistas pessoais com o candidato. O grau de sucesso nos pedidos é de 61%.
Há algumas forma de se obter a cidadania americana, como casar-se com um americano, alistar-se às Forças Armadas ou ser portador do green card por pelo menos cinco anos. Estando em uma dessas condições, o candidato passa por uma entrevista com a imigração americana e faz uma prova oral com 128 perguntas sobre o governo americano e sua história. O grau de aprovação nessas solicitações é de 93%.
Para se naturalizar alemão, deve-se passar em um teste de cidadania chamado Einbürgerungstest. Ele dura uma hora em que candidato responde a 33 perguntas – 30 delas são relacionadas à Alemanha e a vida no país, e três referem-se ao Estado alemão. O grau de aprovação é de 95%
O teste de cidadania consiste em uma prova feita no computador com 20 perguntas escolhidas ao acaso. Precisa-se responder corretamente pelo menos 15 delas. O grau de aprovação é de 96%.