Asteroide que exterminou os dinossauros quase acabou com os mamíferos

15/07/2019 às 09:002 min de leitura

Todo mundo sabe que a teoria mais aceita para o fim dos dinossauros é a de que um asteroide gigante atingiu nosso planeta há mais de 65 milhões de anos e acabou com praticamente toda a existência dos grandes lagartos. Um grande número de animais menores e plantas também pereceu na catástrofe, e novos estudos indicam que ela foi ainda pior do que imaginávamos.

Anteriormente, acreditava-se que 75% dos mamíferos também havia sucumbido ao impacto, mas pesquisadores do Centro Milner de Evolução da Universidade de Bath, no Reino Unido, indicam que esse percentual foi bem maior: 93%! Ou seja, praticamente todas as espécies da época foram aniquiladas.

O estudo analisou fósseis encontrados nos últimos 100 anos e ficou concentrado na América do Norte. Porém, outro dado interessante foi descoberto: apesar da catástrofe, os mamíferos se recuperaram muito rapidamente. Acredita-se que o número duplicou em apenas 300 mil anos – algo ínfimo em termos evolutivos.

Queda de asteroide é a teoria mais aceita para o fim dos dinossauros

Uma questão de perspectiva

“Como os mamíferos se recuperaram muito bem após a extinção, nós tendíamos a assumir que eles não foram tão impactados pela catástrofe”, analisou Nick Longrich, do Centro Milner. “Porém, nossos estudos mostram que eles sofreram muito mais que outros grupos de animais, como lagartos, tartarugas e crocodilos, mas, mesmo assim, souberam se adaptar muito bem às adversidades”, conclui o pesquisador.

O fato de que algumas espécies sobreviveram em diferentes cantos do continente pode ser uma explicação para a evolução ter sido diferenciada entre uma mesma espécie. Essas evoluções simultâneas foram responsáveis por uma diversidade enorme de mamíferos em pouquíssimo tempo.

Longrich concorda que tudo pode não passar de uma questão de perspectiva, já que existem vários cientistas e paleontólogos que refutam a teoria do asteroide dizimando os dinossauros. “Mas os dados em fósseis de mamíferos apoiam fortemente essa hipótese”, reafirma o pesquisador. Resta saber se os mamíferos vão se recuperar a Sexta Extinção: a causada pelo homem.

Nick Longrich explica que os mamíferos quase desapareceram junto com os dinossauros