O vídeo acima, publicado pelo pessoal do site New Scientist, mostra uma série de experimentos realizados por um grupo de pesquisadores para estudar a dinâmica dos fluidos. Na verdade, eles replicaram uma forma de arte inventada pelo mexicano David Alfaro Siqueiros na década de 30 — batizada de “Pintura Acidental” — para entender como os materiais interagem nessa técnica.

Liderados pelo também mexicano Roberto Zenit, os cientistas montaram um painel de vidro para observar o padrão que se forma conforme as tintas vão se espalhando. O time de “pesquisadores artísticos” optou por utilizar lacas acrílicas graças ao tempo de secagem desse material, que é lento o suficiente para evitar que as cores se misturem demais, mas rápido o bastante para manter os desenhos intactos.

Além disso, os desenhos também são formados devido aos pigmentos presentes em cada cor de tinta, que fazem com que elas contem com diferentes densidades e interajam de maneira específica. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que a tinta preta e a branca criam efeitos bem interessantes, enquantoa preta e a azul não funcionam muito bem juntas. E você, leitor, o que acha de fazer alguns testes em casa?