Grupo de 80 desconhecidos forma corrente humana para efetuar resgate no mar

12/07/2017 às 10:462 min de leitura

Passar as férias no litoral é algo que muita gente gosta, mas é preciso tomar cuidado com as correntes marinhas e nunca se descuidar. Noah e Stephen Ursey, irmãos de 11 e 8 anos, respectivamente, foram puxados por uma corrente de retorno e ficaram à deriva em uma praia Panama City, na Flórida (EUA), no último sábado (8).

A mãe dos garotos, Roberta Ursey, tentou resgatá-los, mas também foi puxada pela corrente. Outro membro da família e mais cinco desconhecidos tentaram ajudar, mas também caíram na armadilha do mar. Não havia nenhum salva-vidas de plantão, e o resgate precisava aguardar a chegada de barcos. Foi então que a solidariedade humana entrou em ação.

Cerca de 80 banhistas fizeram uma corrente humana para salvar as vítimas, antes que acontecesse uma tragédia. A imagem da galera se juntando para esse feito épico é impressionante! Além deles, surfistas nadaram até a área onde estavam as pessoas prestes a se afogar e tentaram segurá-los com suas pranchas. “Realmente, elas me mostraram que há pessoas boas neste mundo”, comemora Roberta.

O esforço valeu a pena, já que ninguém morreu no incidente. Uma mulher, que quase faleceu nesse dia, precisou ser internada devido a um ataque de pânico após ser resgatada. Ela logo foi liberada. O caso mais grave foi o de Barbara Franz, avó dos garotos Noah e Stephen, que teve um infarto dentro da água. Ela segue hospitalizada, mas seu quadro é considerado estável pelos médicos.

“Ver gente de diferentes raças e gêneros entrarem em ação para ajudar pessoas desconhecidas é absolutamente incrível! Estranhos, que nem se conheciam, deram as mãos em uma grande linha reta na água para tentar alcançá-las! Faça uma pausa e apenas IMAGINE isso”, escreveu Jessica Simmons em uma rede social – ela foi uma das primeiras a chegar ao resgate dos afogados. 

As correntes de retorno são aquelas que puxam as pessoas para o fundão. Normalmente, elas estão sinalizadas na praia, mas você pode observá-las através de alguns sinais, como água com coloração marrom ou o local onde ondas de sentidos opostos estão se encontrando. Para sair delas, você deve manter a calma e nadar diagonalmente no sentido da corrente, isto é, indo para o fundo, mas com o intuito de sair desse perigo. Também levante os braços e chame por socorro.

É possível escapar!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: