Asteroide maior do que estádio de futebol passou pertinho da Terra

09/06/2014 às 07:292 min de leitura

Como foi o seu domingo, caro leitor? Preguiçoso e sem muitas preocupações? Pois, de acordo com a NASA, ontem uma enorme rocha espacial de tamanho estimado entre 250 e 400 metros — ou seja, cerca de 10 ou 20 vezes maior do que a que atingiu Chelyabinsk, na Rússia, no ano passado — passou relativamente próximo ao nosso planeta.

Segundo a agência espacial, o asteroide chamado 2014 HQ124 — e apelidado carinhosamente de “The Beast” — foi descoberto no final de abril e viaja a uma velocidade de 50 mil quilômetros por hora. No último domingo, dia 8 de junho, a rocha ficou a 1,25 milhão de quilômetros da Terra durante sua aproximação e, apesar de parecer uma distância incrível, em termos astronômicos, o pedregulho passou bem pertinho de nós.

Zero chance de impacto

Por sorte, quando o asteroide apareceu nos radares, os astrônomos logo calcularam sua trajetória e eliminaram a chance de que ele se chocasse contra a Terra. Contudo, de acordo com o Space.com, caso uma rocha com essas dimensões nos atingisse, os danos seriam consideráveis. Para começar, como o asteroide só foi descoberto há cerca de 6 semanas, não haveria tempo suficiente para lançar medidas para desviar sua rota.

Além disso, apesar de viajar a uma velocidade de 50 mil km/h, ao se aproximar da Terra, a nossa gravidade faria com que a rocha alcançasse velocidades de 64 mil km/h no momento do impacto. E, considerando que o “The Beast” seja uma rocha sólida, a colisão provocaria uma explosão da ordem de 2 mil megatons — só para que você tenha ideia da proporção, a bomba detonada em Hiroshima tinha 15 kilotons, sendo que cada megaton equivale a mil kilotons!

Kabum...

Se o asteroide não caísse no oceano, o impacto provocaria a formação de uma cratera com quase 5 quilômetros e faria com que janelas localizadas a mais de 100 quilômetros de distância se estilhaçassem. No entanto, segundo os astrônomos, uma vez que um pedregulho como esse aparece nos radares, é possível calcular o local e quando se dará a colisão com bastante precisão.

Dessa forma, considerando que o choque fosse inevitável, provavelmente haveria tempo suficiente para organizar uma campanha de evacuação da área atingida. Os astrônomos acreditam que perto de 95% dos asteroides que poderiam fazer bastante estrago ou destruir a Terra já foram descobertos. Entretanto, nem sempre os asteroides são detectados com tanto tempo de antecedência. Eis um dado para você considerar nos seus domingos preguiçosos!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: