publicidade

Após previsão apocalítica, russos falam sobre urgência em colonizar Marte

16/06/2014 às 05:391 min de leitura

De acordo com Vitali Lapota, presidente da fabricante russa de espaçonaves PKK Energia, devido ao crescimento contínuo do Sol, dentro de alguns milhões de anos — ufa... ainda temos um tempinho! — a Terra será destruída pela estrela. Segundo o russo, é vital que a humanidade comece a se preocupar com a questão de encontrar um novo planeta para habitar. Assim, para Lapota, o melhor é que desenvolvamos logo um plano para colonizar Marte.

A companhia já conta com uma equipe de astrofísicos trabalhando na elaboração de um projeto para o caso de uma possível evacuação da Terra. Na verdade, o prognóstico feito pelos russos não é nenhuma novidade, e inclusive já falamos sobre isso aqui no Mega Curioso. Tal como ocorre com outras estrelas semelhantes ao Sol, eventualmente ele consumirá todo o seu combustível e se transformará em uma gigante vermelha. E nessa fase ele sofrerá uma enorme expansão, emitindo muito mais calor do que ocorre atualmente.

Fim dos tempos

A previsão dos astrofísicos russos, realizada durante um fórum econômico internacional em São Petersburgo, foi duramente criticada por grupos que afirmam que os “terráqueos” têm coisas mais importantes e urgentes com as quais se preocupar, como a pobreza extrema e a fome. Isso sem falar que a Rússia não dispõe da tecnologia espacial necessária nem para chegar à Lua, quem dirá a Marte!

Para chegar a qualquer dos dois destinos — Lua ou Marte —, primeiro o país teria que desenvolver um veículo de lançamento com capacidade de carga de ao menos 80 toneladas. Antes de entrar em colapso, a União Soviética contava com dois tipos de veículos com essas características, e a Rússia teria que renovar essas tecnologias antes de poder voltar à corrida pela exploração espacial. 

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: