12 fotos alucinantes de experimentos científicos
63
Compartilhamentos

12 fotos alucinantes de experimentos científicos

Último Vídeo

Ao longos dos anos, o artista Caleb Charland vem misturando ciência e fotografia em seus trabalhos, criando imagens que desafiam nossa percepção. Após fazer experimentos com frutas, nos quais produzia eletricidade com laranjas e maçãs, Charland voltou para onde iniciou sua carreira: surreais fotografia de longa exposição.

Caso você não saiba, fotografia de longa exposição consiste na captura de imagens através de uma câmera com o obturador — um dos principais componentes de uma câmera fotográfica — aberto por mais de um segundo.

Fotografias surreais

Seu trabalho mais recente é uma coleção de materiais e métodos, cada um com características muito particulares. Na primeira fotografia, por exemplo, ele mostra o que acontece quando um material que produz faíscas — como aqueles usados em festas de São João — é preso a um metrônomo.

“Enquanto o palito produtor de faíscas queima, ele fica mais curto e quando combinado com o movimento esquerda-direita de um metrônomo um zig-zag é traçado no filme durante uma longa exposição”, explica o artista.

Os títulos de cada imagem dão a você uma ideia de qual ação elas representam, mas a história completa fica por conta da sua imaginação. O projeto é uma interessante reviravolta na experimentação científica, área normalmente conhecida por sua precisão, objetividade e pouco espaço para abstração.

As fotos de Charland acabam fugindo dessa equação estritamente racional e causam diversas sensações em que vê, brincando com conceitos da física e química. O resultado, você pode conferir logo abaixo:

Breakbeat com Faíscas e Metrônomo (When the Leave Breaks, música do Led Zeppelin)

Cilindro Com Pólvora Fosforescente

Fósforo em um Aquário

Vazamento de Luz

Pedra e Pena

Vela Através do Aquário

Motor Elétrico

Uma Variedade de Objetos Circulares em uma Caixa de Brilho em Pintura Escuras

Uma Hora Com Vela e Relógio

Vela Através da Bola de Cristal

Cometa

Vela Queimada de Cima Para Baixo

E você, o que achou das imagens? 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.