
Estilo de vida
07/04/2011 às 09:21•1 min de leitura
Não é a malagueta, nem a jalapeño, tampouco a habanero. A pimenta mais forte do mundo vem da Índia e se chama Bhut Jolokia. De acordo com a escala Scoville, usada para medir a pungência, a “Pimenta Fantasma” passa de 1 milhão. Mais forte do que ela, só a capsaicina pura.
O apelido “Ghost Pepper”, ou Pimenta Fantasma, surgiu de um erro na pronúncia de “bhut” ou “bhot”, que em hindi significa “originário de Bhotiya” – região montanhosa do Butão. Assim, a pimenta “das montanhas” se tornou uma assombração para quem a prova.
Este tipo de pimenta foi criado há dez anos em Tezpur, na Índia, através do cruzamento dos dois tipos mais fortes já registrados. Para quem gosta de toda essa ardência e quiser provar, existem vários sites que vendem as sementes ou a própria jolokia já pronta para consumo.
Recentemente, a Bhut Jolokia entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a mais ardida das pimentas já conhecidas. Os curiosos podem conhecer os efeitos dessa representante da família capsicum sem queimar a língua, nos vídeos espalhados na internet.
Em alguns desses vídeos, a ardência chega a durar quase meia hora, conforme dito por quem provou e postou imagens no YouTube. E você, vai arriscar?