Afinal, qual é o real poder de alcance dos mísseis norte-coreanos?

08/04/2013 às 06:491 min de leitura

Temos acompanhado nas últimas semanas a crescente tensão no leste asiático, com a Coreia do Norte ameaçando entrar em guerra contra a vizinha Coreia do Sul, aliada dos Estados Unidos. O país inclusive deslocou alguns de seus mísseis, deixando-os em posição ao longo de sua costa leste, lançando evidentes mensagens de alerta e provocação aos inimigos.

No entanto, depois de lançar mão do Photoshop para aumentar a sua frota marítima, qual será o real poder de alcance dos mísseis norte-coreanos? Teoricamente, os dispositivos poderiam atingir Los Angeles, mas, levando em consideração o costume dos militares da Coreia do Norte de “maquiar” as informações relacionadas ao seu poderio bélico, o The Washington Post decidiu criar um mapa para mostrar até onde os tais mísseis realmente podem chegar.

Confira o mapa — em inglês — abaixo:

Fonte da imagem: Reprodução/The Washington Post

De acordo com o mapa, os mísseis de maior alcance — Taepodong-2, com 30 metros de comprimento e capacidade de alcance superior a 6.700 quilômetros — poderiam alcançar o Alasca, mas não passariam do Canadá, não oferecendo, portanto, nenhum risco de atingir os demais estados dos EUA. Existe, contudo, o risco de que os norte-coreanos lançassem o KN-8 (que não aparece no mapa), com o suposto poder de alcance de mais de 9.500 quilômetros.

Por sorte, nenhum desses artefatos foi testado ainda, assim não se sabe nem se eles funcionam. Além disso, aparentemente os armamentos norte-coreanos são famosos por não serem lá muito precisos. No entanto, embora ninguém saiba ao certo quais foram os artefatos posicionados pelos norte-coreanos, a verdade é que alguns deles poderiam causar sérios estragos aos países vizinhos, especialmente à Coreia do Sul, China e Japão.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: