Russos criam fakes de mulheres bonitas para seduzir militares dos EUA

13/06/2017 às 07:161 min de leitura

O site Politico Magazine trouxe na última segunda-feira (12) uma matéria extensa sobre um método um tanto quanto inusitado que alguns hackers russos vêm utilizando para obter informações militares sigilosas de oficiais dos Estados Unidos. De acordo com a reportagem, os hackers criam perfis fakes de mulheres bonitas na web para entrar em contato com oficiais do exército estadunidense.

Segundo especialistas consultados pela publicação, seriam dois os principais motivos para esse tipo de espionagem. O primeiro deles visa obter informações sobre a movimentação das tropas dos EUA a partir daquilo que militares postam em suas redes sociais. “Os espiões entendem que uma grande informação pode ser obtida com base no comportamento público dos soldados”, aponta o especialista em cibersegurança John Bambenek ao Politico.

Hackers usam perfis de mulheres bonitas para ganhar a simpatia de soldados dos Estados Unidos nas redes sociais

Além disso, esse contato virtual com soldados dos EUA permitiria gerar uma simpatia maior da parte deles em relação à Rússia ao introduzir conteúdos russos de forma sutil em suas timelines. Um exemplo disso seria a viralização entre algumas tropas do país norte-americano de um vídeo em que um soldado russo morre de forma heroica ao enfrentar militantes do ISIS na Síria.

“Todas as reações dos rapazes [ao vídeo] eram tipo ‘Isso é incrível, uma maneira épica de morrer’”, comentou à publicação a ex-militar Serena Moring. “Era uma ligação bem específica entre soldados que foi criada por meio das mídias sociais”, complementa. Ao que tudo indica, por mais inusitadas que pareçam, táticas dos hackers russos para infiltração entre as linhas militares dos Estados Unidos têm rendido frutos.

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: