13 coisas interessantes que você vai curtir saber sobre a Guerra Fria

12/06/2017 às 14:182 min de leitura

1 – O termo “Guerra Fria” foi criado por George Orwell — que o usou em seu livro “A Revolução dos Bichos”, de 1945, que satiriza o Stalinismo.

2 – A União Soviética conseguia identificar facilmente os passaportes falsos através dos grampos de metal usados para prender documentos — que não enferrujavam. Os usados na URSS eram de qualidade tão ruim que eles não resistiam muito tempo sem sofrer oxidação.

3 – As sirenes de alerta contra ataques aéreos que foram espalhadas pelos EUA durante a Guerra Fria — da Chrysler e medindo mais de 3,5 metros de comprimento cada uma — eram tão poderosas que, quando acionadas, eram capazes de transformar nuvens em chuva.

4 – Os oficiais soviéticos pensavam que o pequeno edifício situado no centro do Pentágono era uma sala secreta de reuniões quando, na verdade, ele era uma barraca de cachorros-quentes.

5 – Durante a Guerra Fria, a CIA desenvolveu um programa de espionagem que consistiu em equipar gatos com todo tipo de geringonça. Os norte-americanos investiram US$ 15 milhões no projeto, mas o plano não deu certo.

6 – Como os soviéticos tinham grande interesse pela Passagem do Noroeste, uma região que permite a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico, os canadenses relocaram populações inuítes no Ártico para garantir o controle da área.

7 – Os EUA chegaram a considerar a ideia de despejar camisinhas extragrandes em embalagens que diziam que elas eram de tamanho médio com a intenção de desmoralizar os soviéticos.

8 – Em 1945, um grupo de criancinhas soviéticas presenteou o embaixador norte-americano com um belo selo para ser colocado em seu escritório. Sete anos depois, descobriram que o tal presente continha um dispositivo de escuta escondido em seu interior.

9 – A CIA desenvolveu um plano secreto para cortar a barba de Fidel Castro com o propósito de ferir sua imagem pública.

10 – Depois de um Boeing 747 coreano ser abatido nos anos 80 por acidentalmente atravessar o espaço aéreo soviético, os EUA decidiram tornar a tecnologia usada nos aparelhos de GPS pública.

11 – O coronel soviético Stanislav Petrov estava monitorando uma série de radares quando os equipamentos apontaram que os EUA estavam preparando um ataque nuclear contra a URSS. Ele tinha uma fração de segundo para decidir o que fazer, se lançar o alerta e, consequentemente, um contra-ataque, ou não. Desconfiando que podia se tratar de um erro de leitura dos radares, Petrov decidiu não fazer nada e, para a sorte de todos, ele estava certo.

Stanislav Petrov

12 – Entre 1960 e 1968, a Força Aérea dos EUA manteve um programa — o Operação Chrome Dome — que consistia em ter vários bombardeiros carregados com armas termonucleares e com objetivos assignados na União Soviética voando em horários que garantiam que um número considerável de aeronaves estaria no ar em caso de que a Terceira Guerra Mundial eclodisse.

13 – A Tsar Bomba, a bomba nuclear mais poderosa já testada na História, foi detonada no Ártico pelos soviéticos em outubro de 1961, e a nuvem de cogumelo resultante da explosão alcançou uma altitude cerca de sete vezes superior à do Monte Everest.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: