Veja quais foram alguns dos acontecimentos mais extraordinários de 1913

18/12/2013 às 08:382 min de leitura

Como você sabe, chegamos naquela época do ano em que somos bombardeados com todo tipo de retrospectiva: principais notícias, imagens mais impactantes, descobertas científicas importantes e por aí vai. Mas e há 100 anos, quando a vida era incrivelmente diferente da nossa? Você consegue imaginar quais foram os acontecimentos mais marcantes do ano?

Se você ficou curioso em saber quais foram eles, o pessoal do site BuzzFeed reuniu em um artigo alguns dos maiores e mais incríveis momentos de 1913, e nós selecionamos dez deles para você conferir. Preparado para fazer uma interessante viagem no tempo?

1 – Acharam a Mona Lisa!

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

Indiscutivelmente um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa foi roubada do museu do Louvre em 1911 pelo nacionalista italiano Vincenzo Peruggia, que queria devolver a obra para a Itália. Ela finalmente foi recuperada em 1913.

2 – Chaplin foi contratado

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Por um salário de US$ 150 semanais (perto R$ 350), Charlie Chaplin assinou seu primeiro contrato com a Keystone e entrou para a indústria do cinema.

3 – Criaram um vício

Fonte da imagem: Reprodução/Clichetes

Apesar de ter sido recebido com bastante ceticismo na época, o jornal norte-americano New York World publicou em 1913 o primeiro jogo de “palavras cruzadas” da História.

4 – Mulherada revolucionária

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Em março de 1913, uma passeata organizada pela Associação Nacional de Mulheres Sufragistas levou centenas de norte-americanas às ruas de Washington para pedir pelo direito de voto. É claro que elas não foram levadas a sério e, além de sofrerem com zombarias, muitas foram agredidas e até hospitalizadas.

5 – Inventaram o zíper

Fonte da imagem: pixabay

Foi nesse ano que o revolucionário sistema de fechamento sem ganchos e que dispensava o uso de tantos botões foi patenteado por Gideon Sundback, um engenheiro e inventor sueco que foi tentar a vida nos EUA.

6 – Nu escandaloso

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

O quadro acima, chamado “Manhã de Setembro” — obra de Paul Émile Chabas —, causou um verdadeiro furor quando foi exposto em uma galeria de arte de Chicago, e teve muita gente que tachou a obra de pornografia escandalosa. Pode?

7 – Ideia infeliz

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

A Camel começou a comercializar em 1913 o primeiro cigarro em pacotes da História.

8 – Su-su-sucesso!

A primeira lista de músicas mais populares do ano da Billboard foi divulgada em 1913, com “Melinda’s Wedding Day”, de Collins e Harlan, em primeiríssimo lugar nas paradas de sucesso.

9 – Aquecimento global?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Medida em julho de 1913 no Vale da Morte, nos EUA, a temperatura de 56,7 °C bateu o recorde da maior temperatura já registrada no planeta, e até hoje essa incrível marca não foi superada oficialmente.

10 – Arranha-céu

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

Com 57 andares e 241 metros de altura, o Woolworth Building de Manhattan foi inaugurado em 1913 e ganhou o título de edifício mais alto do mundo. Apesar de ser um anãozinho perto do Burj Khalifa de Dubai — que mede 828 metros de altura —, o Woolworth continua entre os 50 prédios mais altos dos EUA, assim como entre os mais altos do planeta.  

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: