Artes/cultura
07/02/2019 às 14:00•1 min de leitura
Nós já publicamos aqui no Mega Curioso diversos textos que listaram as ilusões de ótica mais interessantes que você pode imaginar, como você pode lembrar aqui, aqui e aqui.
Hoje, apresentamos mais algumas dessas imagens curiosas que vão confundir o seu cérebro (e não, não estamos falando do vestido azul e preto ou branco e dourado). Talvez algumas delas já sejam conhecidas por você, talvez outras não. Veja abaixo:
Desenvolvido pelo psicólogo dinamarquês Edgar Rubin em 1915, o expectador pode interpretar a imagem de dois modos distintos: vendo duas faces se olhando ou a simples silhueta de um vaso. O que você enxerga?
Essa outra ilusão é obra de Edward H. Adelson do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Enquanto muitos podem achar que as letras “A” e “B” possuem tonalidades diferentes de cor, elas possuem exatamente o mesmo pigmento de cinza – e que só é alterado devido à sombra que o cilindro projeta sobre o tabuleiro.
Dependendo de como você interpretar o desenho, dois animais bem distintos podem ser enxergados aqui. O que você vê? Um pato ou um coelho?
Essa imagem já é bastante famosa e possui diversas versões. Criada pelo físico Roger Penrose, em 1954, o triângulo impossível consiste por três linhas de dados que são arranjadas no formato da letra “Z”.
Você vê nesse desenho uma jovem mulher ou uma mulher idosa um tanto assustadora? Essa imagem é uma das ilusões de ótica mais famosas do mundo e foi publicada inicialmente em 1915 pelo cartunista W.E. Hill.