Os grandes designers americanos

06/08/2012 às 11:474 min de leitura

A moda pode ter nascido em Paris, mas os EUA alcançaram rapidamente seus primos europeus, cruzando o Atlântico para se abastecer com as últimas coleções e Main Bocher, couturier nascido em Chicago, impressionando os franceses com sua elegante marca Mainbocher nos anos 30.

Após a II Guerra mundial, a designer Claire McCardell ajudou a indústria da moda americana a estabelecer sua própria estética. Usando o escasso tecido disponível, ela fazia peças esportivas e descomplicadas, mas ainda sim chiques. Esta foi a base do estilo preppy, que se tornaria preferência no país.

Desde então Nova Iorque veio rivalizar até mesmo com Paris em termos de designers icônicos, que consideram a cidade como casa. Nós reunimos os nossos favoritos, dos jovens aos experientes, para entender como eles se encaixam na complicada colcha de patchwork que é a moda Americana...

A Velha Guarda

Apesar de não se estabelecerem desde o início, esse renomado grupo conta com várias décadas no auge e são certamente os pilares da moda americana. Ralph Lauren e Calvin Klein eram concorrentes contemporâneos no bairro do Bronx, ambos jovens de origem humilde que cresceram de seu começo modesto em Nova York para comandar suas próprias super-marcas – seus nomes estampados em coleções de desfiles, coleções comercias para todos os públicos e idades, perfumes, jeans e utilidades domésticas.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/ralph-lauren/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Mas enquanto Ralph optou pelo preferido dos Americanos, o look preppy saído de Harvard e dos clubes fechados (não é surpresa ele ser escolhido o responsável pelo figurino da nova versão de The Great Gatsby de 1974), Klein foi pioneiro em um novo tipo de minimalismo, com linhas claras e cores neutras.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/calvin-klein-vintage/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

E então há Donna Karan, provavelmente a designer americana mais famosa, e quem primeiro chamou atenção nos anos 80, quando uma nova geração de feministas deslumbrantes foram a loucura com a sua versão lustrosa do power dressing – um forte look clássico (digno de uma presidente mulher, de acordo com suas campanhas publicitárias da época) que ela carrega até hoje em suas coleções.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/donna-karan/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Designers Celebridades

O domínio das passarelas não é suficiente para alguns designers que se tornaram celebridades por direito, mas dificilmente alguém consegue superar Marc Jacobs quando o assunto é ser uma celebridade amigável. O nova-iorquino foi publicamente demitido pela clássica marca Perry Ellis, seu primeiro grande trabalho como designer, quando ele fez uma coleção com inspiração grunge em 1992.

O público fã do Nirvana talvez tenha ficado impressionado, mas os chefes não. E foi só em meados dos anos 90, quando ele teve o suporte financeiro da Louis Vuitton que ele conseguiu dar continuidade a seus designs de sucesso, com coleções excêntricas e criativas tanto para a famosa marca francesa como para a sua. No processo, ele deixou de ser um homem tímido que usava óculos para se tornar a estrela de suas próprias campanhas, e alvo dos tabloides, graças à seus amigos famosos e a turbulenta vida pessoal.

Fonte: Reprodução/Farfetch

Nascido no Texas, Tom Ford é um designer tão grandioso como seu ego, sem mencionar o grande talento que o impulsionou instantaneamente para o status de queridinho da moda em 1993 quando ele reviveu a Gucci, na época perdendo força, com uma estética deslumbrante e sexy. Depois de deixar a Gucci ele se interessou por batons e óculos de sol depois ensaios fotográficos antes de dirigir o filme A Single Man, indicado ao Oscar, e finalmente, para o alívio de seus fãs, finalmente lançar sua marca homônima.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/men/tom-ford-sophien-sunglasses-item-10194308.aspx][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Também incluímos a dupla de designers da Proenza Schouler nesta categoria, não porque Lazaro Hernandez e Jack McCollough busquem atenção. Aliás, a atenção voltada para eles parece estar mesmo focada na interessante mistura de formas modernas e cores com detalhes e silhuetas retrô que há na marca. No entanto estes designers, que nomearam sua marca com o nome de suas mães, são tão bonitos que deveriam estar nas passarelas eles mesmos!

Fonte: Reprodução/Farfetch

Os Românticos

As irmãs que vivem na Califórnia, Kate e Laura Mulleavy, podem não ser só corações e flores, mas a sua marca, a Rodarte, é a que constantemente apresenta algumas das criações mais românticas da semana de moda. Tirando sua inspiração histórica, e de seus filmes preferidos, as coleções da Rodarte nunca são menos do que uma volta sonhadora através da imaginação, com vestidos dramáticos e que conseguem conter em si a essência do clímax de um romance particularmente imaginativo do diretor Baz Luhrmann.

Fonte: Reprodução/Farfetch

Do outro lado, na costa leste, Zac Posen tem uma aproximação similar ao estilo feminino forte em suas criações – ou pelo menos é o que parece, com tantas belas estrelas optando pelos vestidos ludicamente românticos do designer nova-iorquino para desfilar no tapete vermelho. Como se sabe Posen teve um momento desastroso em Paris, antes de retornar à sua cidade natal com uma bem recebida coleção de vestidos de festa e vestidos de gala com caudas que emanavam tanta beleza e feminilidade ao ponto do style.com declarar na época, “Se corpetes não são seus amigos senhoritas, esse designer não o homem para você”.

Fonte: Reprodução/Farfetch

Os Moderninhos

De todas as cidades da moda, Nova Iorque é a que mais se preocupa em impulsionar uma estética moderna e clara, com designers como o anteriormente mencionado McCardell e Bill Blass defendendo o look sinônimo da palavra avante. Dando continuidade a esse legado, mas de forma mais própria ao século XXI, está Phillip Lim, cuja estética de alfaiataria elegante é injetada com uma boa dose de diversão, significando que as sofisticadas peças que ele faz para as coleções 3.1 Phillip Lim são básicas para o guarda-roupa da mulher vaidosa e cosmopolita.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/31-phillip-lim/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Antes celebridades mirins (ambas cantando, dançando e atuando) Mary-Kate e Ashley Olsen seguem o mesmo caminho de sucesso com sua linha de passarela, The Row – adicionando seu próprio toque às peças versáteis e simples. Que no caso das gêmeas, vem a ser um mix de glamour com referências grunge, em aposta contemporânea para os clássicos da alfaiataria.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/the-row/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

E para finalizar temos o californiano Alexander Wang, cujo estilo elegante, mas urbano, é o que talvez reúna melhor as características do vestuário americano moderno. Desenhando silhuetas atléticas empregando vários tecidos monocromáticos versáteis, Wang usa cortes incomuns e detalhes ousados para trazer um tom progressivo, porém usável as suas peças.

[url=http://www.farfetch.com.br/shopping/women/alexander-wang/items.aspx#ps=1&pv=60&oby=5][/url]Fonte: Reprodução/Farfetch

Fonte: Farfetch por Hollie Moat

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: