
Estilo de vida
31/08/2012 às 10:43•2 min de leitura
Fonte: Reprodução/wwd.com
A nova campanha de fim de ano da Barney’s tem tudo para ser um sucesso. Ou não.
Se depender do empenho dos envolvidos, da dedicação dos ilustradores e da colaboração de grandes grifes, a temporada americana de Natal e Ano Novo será inesquecível. Contudo, se a crítica que vem sendo feita sobre a campanha for levada em consideração, não será possível esperar um grande sucesso.
Batizada de “Electric Holiday”, a campanha de fim de ano da Barney’s foi criada em parceria com a Walt Disney Co. O nome e a inspiração vêm do famoso espetáculo que acontece na Disney e é marcado pela magia das cores, fogos de artifício e a participação dos personagens que fizeram parte da infância de todos nós, é claro!
A campanha está marcada para começar no dia 14 de novembro. No entanto, a empresa já adiantou algumas das surpresas que farão com que a época seja um espetáculo especial. A decoração contará com luzes 3D e as vitrines exibirão um curta-metragem. O filme mostrará os principais personagens da Disney ao estilo das grandes top models internacionais. E esse é o motivo da polêmica.
Embora não tenha revelado maiores detalhes da divulgação, a Barney’s liberou a imagem de três personagens transformados em ícones fashion. As figuras – muito diferentes do que estamos acostumados – mostram Minnie em um vestido da Lanvin, Margarida de Dolce & Gabbana e Pateta veste um Balmain.
Fonte: Reprodução/wwd.com
De acordo com o WWD, a campanha também exibirá Mickey em um Balenciaga, a vilã Cruella vestindo um Rick Owens, Princess Tiana de Proenza Schouler e a Branca de Neve com seu Nina Ricci – todos eles em versão high-fashion, que provavelmente significa tão magros quantos os personagens já divulgados.
“A Minnie padrão não ficaria bem em um vestido da Lanvin. Isso era um problema, porque esses personagens nunca mudam. Eu disse: ‘Se vamos fazer isso, precisamos de uma Minnie com 1,80 m’, e a Disney concordou. Quando você olha o Pateta, a Minnie e o Mickey, eles são como as modelos de passarela”, declarou Dennis Freedman, diretor de criação da Barney’s, ao WWD.
A declaração acima já foi replicada em diversos sites que não apoiam a atitude da empresa, considerando a distorção da figura dos personagens como uma má influência para as crianças e até mesmo os adultos. O site Examiner ressalta que os personagens estão sendo mostrados de maneira desproporcional, com braços e pernas tão finos que faz com que suas cabeças pareçam gigantes, e isso seria desnecessário. Já o Fashion & Style aponta que o conceito da campanha reflete a ideia errônea que a indústria da moda tem sobre a beleza.
O WWD completa a matéria informando que a Barney’s preparou uma série de itens especiais para as festividades. Miniaturas assinadas por Paul Smith e Diane von Furstenberg, uma releitura das orelhas do Mickey criada por L’Wren Scott e Rag & Bone, além de enfeites natalinos, doces e brinquedos infantis que fazem parte da linha de produtos exclusivos da campanha.