Maçaneta metálica de Marte é apenas pedra
28
Compartilhamentos

Maçaneta metálica de Marte é apenas pedra

Último Vídeo

Marte não traz nenhuma porta escondida em suas montanhas, nem mesmo objetos deixados por aliens. Embora boatos espalhados fossem no mínimo divertidos, a NASA trouxe uma explicação para a imagem que ganhou o mundo, mas que na verdade não passa de uma pedra.

O pequeno objeto capturado em imagens pela Curiosity rodou a internet em comparações de sua forma e textura com uma maçaneta, mas Ronald Sletten, geoquímico da Universidade de Washington e cientista afiliado à NASA, esclareceu o episódio. Ele declarou que, após análises mais profundas, foi possível descobrir que a forma peculiar foi obtida pela erosão natural causada pelo vento nas rochas do planeta vermelho.

A pedra de aparência metálica é também encontrada aqui na Terra, em rochedos lisos da Antártica e Noruega. As pedras são chamadas de “ventifacts” e podem desenvolver superfícies multicoloridas, além de formas estranhas depois de serem moldadas pela areia e pelo vento ao longo de centenas de anos.

Essa espécie de “jateamento” natural corrói o material mais mole das rochas e começa a polir o material mais duro. Isso causa variações físicas nos rochedos. No entanto, a composição exata da rocha deverá permanecer como um mistério: a Curiosity foi direcionada para um terreno distante, para a perfuração em busca de água e a equipe da missão não demonstra qualquer interesse em retornar ao local.

Segundo Guy Webster, porta-voz da NASA em comunicado ao The Verge, as informações da nova análise apenas foram liberadas “em resposta ao interesse público pela imagem”.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.