Incrível: confira dispositivo robótico que abraça e bombeia coração

23/01/2017 às 13:272 min de leitura

Infelizmente, nem todo mundo que entra para a lista de doação de órgãos consegue passar pelo tão esperado transplante. Para você ter uma ideia, conforme explicamos em uma animação do Mega Curioso que você pode conferir neste link, em 2014, dos 338 pacientes que esperavam por um coração novo, 309 passaram pela cirurgia — e o problema é que os doentes não podem ficar esperando para sempre.

Ferramenta robótica

De acordo com Bec Crew, do portal Science Alert, até existem algumas tecnologias que podem ajudar os pacientes durante a espera por um órgão compatível. Uma dessas alternativas seria o dispositivo de assistência ventricular, por exemplo, um equipamento eletromecânico que oferece suporte em casos de insuficiência cardíaca e inclusive pode ser utilizado por longos períodos de tempo.

Dispositivo de assistência ventricular

Mas esses aparelhos também podem oferecer uma série de riscos aos pacientes, como a formação de coágulos e a ocorrência de infecções, além de poder ocasionar desequilíbrios entre o funcionamento dos ventrículos — resultando em ainda mais complicações. Assim, o dispositivo robótico que você vai conferir a seguir pode ser uma opção revolucionária. Veja o aparelho em funcionamento:

Segundo Bec, o dispositivo acima foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda em Galway, e consiste em uma espécie de luva de silicone flexível que não entra em contato com o fluxo sanguíneo, mas “abraça” o coração quase por completo e imediatamente se contorce e comprime o órgão em perfeita sincronia com os batimentos normais.

O dispositivo de silicone foi projetado para imitar a musculatura externa do coração, e pode ser desenvolvido para se adequar perfeitamente e dar suporte às necessidades de cada paciente. O aparelho fica conectado a uma bomba externa e funciona por meio de ar — que passa pelos três tubos acinzentados que você no vídeo — para comprimir e relaxar o coração de acordo com o ritmo cardíaco normal.

Testes promissores

De momento, o equipamento foi testado apenas em animais — no vídeo, se trata de um porco —, mas, durante os experimentos, o funcionamento dos corações foi reestabelecido a níveis praticamente normais após terem passado pela insuficiência cardíaca total.

O equipamento poderá ser testado em humanos em breve

Conforme explicaram os cientistas, depois que os corações dos animais apresentaram insuficiência total, o volume de sangue sendo bombeado pelos órgãos caiu para um litro por minuto — que é menos da metade do ritmo normal. Entretanto, depois que a luva foi colocada, o volume foi reestabelecido a um pouco mais de 2,5 litros bombeados por minuto, que é o esperado para um coração com funcionamento saudável.

O próximo passo, de acordo com Bec, é testar o dispositivo robótico em seres humanos e conferir se ele realmente oferece menos riscos de infecções e complicações que as tecnologias atuais. No entanto, os pesquisadores acreditam que o equipamento, por ser flexível e capaz de interagir com os tecidos do coração, pode oferecer suporte e ajudar com o aumento da função cardíaca, e potencialmente até promover a recuperação do órgão.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: