De acordo com uma notícia publicada pelo The Telegraph, um grupo de pesquisadores britânicos conseguiu reverter a paralisia nas patas traseiras de alguns cãezinhos através de um novo tratamento, apresentando uma nova esperança para pacientes humanos com lesões na coluna.

Os pesquisadores decidiram testar a nova técnica em bichinhos de estimação com lesões reais na coluna, aplicando injeções de células-tronco provenientes dos sistemas olfativos dos próprios animais — que são as únicas fibras nervosas que continuam a crescer em adultos — diretamente nas espinhas lesionadas.

Recuperação

Embora os cãezinhos que participaram do experimento não tenham recuperado os movimentos completamente, muitos deles foram capazes de voltar a caminhar com a ajuda de andadores (veja o vídeo acima, que mostra o dachshund Jasper antes e depois das injeções).

No momento, a técnica — infelizmente — não significa uma cura para paralisias provocadas por lesões na coluna, mas certamente representa um importante avanço nesse sentido, apresentando resultados realmente encorajadores.