Implante transparente no crânio pode criar uma janela para o cérebro
54
Compartilhamentos

Implante transparente no crânio pode criar uma janela para o cérebro

Último Vídeo

Cientistas americanos da Universidade da Califórnia, em Riverside, desenvolveram um material para substituir partes do crânio em pacientes que realizam operações delicadas no cérebro.

Feito com um tipo de cerâmica transparente, a nova técnica possibilita um melhor acompanhamento dos tratamentos, além de abrir caminho para outras formas de procedimentos cirúrgicos.

De acordo com os médicos, é comum hoje em dia que doenças como o câncer e a epilepsia sejam tratadas por meio de cirurgias a laser. Isso significa que muitas vezes o crânio precisa ser aberto, e às vezes ter partes inteiras removidas para a realização de procedimentos.

Como em alguns casos os pacientes precisam passar por mais de uma cirurgia, os especialistas acreditam que o novo material pode criar uma janela para o cérebro e facilitar o tratamento continuado.

Fonte da imagem: Reprodução/Medical News Today

Além disso, a equipe de cientistas aposta em outras aplicações ainda mais ambiciosas para este material transparente no crânio dos pacientes. Procedimentos utilizando medicamentos fotossensíveis, com compostos dormentes que são ativados por laser, são promissores no campo da medicina.

Ter uma janela para o cérebro pode solucionar os limites com os tratamentos fotodinâmicos, que hoje em dia exigiriam sucessivas intervenções cirúrgicas. Com esse implante transparente, procedimentos poderiam ser realizados sem precisar abrir a cabeça dos pacientes.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.