Pesquisador de realidade virtual cria simulador para exame de próstata

13/11/2013 às 10:032 min de leitura

Um pesquisador criou um equipamento que já está auxiliando alguns estudantes de medicina da área de urologia. O Dr. Benjamin Lok, que também é diretor de artes digitais e programas científicos da Universidade da Flórida, foi o principal desenvolvedor de um simulador que pode ajudar muita gente.

A criação do Dr. Lok é composta por um par de glúteos, que contêm em seu interior um conjunto de sensores que medem a pressão durante o exame a fim de verificar a habilidade do estudante com o processo de diagnóstico. Além disso, essa parte é conectada a uma tela, onde um paciente virtual interage com o estudante.

Apesar da imagem (abaixo), que mostra o pesquisador utilizando o sistema, ter virado piada na internet, o equipamento foi realmente criado para um assunto sério: a detecção de câncer de próstata. E não há nada de engraçado nisso, certo?

Menor ansiedade

Fonte da imagem: Reprodução/Geekosystem

Todos nós sabemos que o exame de próstata é um momento um tanto delicado para os homens a partir dos 40 anos, mas também pode ser complicado para os médicos nos primeiros anos de prática.

Entre os homens, as piadinhas constantes servem como descontração e até como forma de defesa para encarar o exame, que pode ser um pouco desconfortável, apesar de rápido e necessário para o bem da saúde masculina.

Para os médicos, é essencial que seja algo natural como qualquer outro exame e, na verdade, é. Porém, o simulador serve também como uma forma de praticar o procedimento e baixar a ansiedade dos estudantes de medicina em seus primeiros exames.

Procedimento virtual

O Dr. Benjamin Lok é especializado em realidade virtual, além de interações humanas e digitais, e usou todo o seu conhecimento para trabalhar em conjunto com uma equipe de estudantes para criar o simulador.

Para ser utilizado, o sistema funciona como um tipo de video game médico, que tem uma finalidade específica de aperfeiçoamento de diagnóstico. Ao utilizá-lo, o usuário pode conversar com o paciente — que foi batizado com o nome de Patrick — durante o exame.

O paciente até responde e expressa ao examinador como ele está se sentindo sobre o procedimento, podendo até demonstrar medo ou preocupação. Com isso, o futuro médico é capaz de praticar suas habilidades com mais realismo e também estabelecer um treino na comunicação com o paciente.

Como dito acima, o manequim tem sensores no orifício que medem a pressão dentro dele e, com isso, o examinador recebe um feedback em tempo real. Segundo Dr. Lok, este projeto sério foi financiado pelo National Science Foundation e visou explorar se humanos virtuais podem fornecer a redução de ansiedade e melhorar a habilidade nas experiências de formação para estudantes de medicina.

O equipamento já foi testado na Drexel University e na Universidade da Flórida com resultados promissores. Tanto que o Dr. Lok pretende efetivar a simulação como obrigatória em todos os cursos de medicina com especialização em urologia e proctologia.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: