Conheça a dieta maluca – e perigosa – do momento: comer bolas de algodão

25/11/2013 às 05:592 min de leitura

A busca pelo corpo “ideal” está cada vez mais presente, principalmente entre meninas e mulheres, que se submetem a dietas e restrições nem sempre saudáveis, afinal, uma coisa é ter uma alimentação balanceada, com a quantidade ideal de nutrientes e calorias, outra coisa é se privar de comer qualquer coisa e viver à base de líquidos, laxantes, diuréticos e afins.

Se você acha que essas medidas já são drásticas, vai ficar surpreso ao saber que muitas pessoas por aí têm adotado uma prática muito perigosa: a de engolir bolas de algodão para, literalmente, forrar o estômago.

De acordo com matéria publicada na ABC, muitas adolescentes e modelos não só já aderiram à prática como trocam informações a respeito em vídeos no YouTube e em comentários em redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Nada de bom pode vir disso

Fonte da imagem: Reprodução/Thestir

A prática envolve mergulhar as bolas de algodão em suco de laranja com a intenção de que isso cause uma sensação duradoura de saciedade. Especialistas afirmam, porém, que a prática pode causar sérios problemas de obstrução intestinal e desnutrição.

Brandi Koskie é a responsável pelo site Diets in Review há nove anos e, como o portal é voltado às pessoas que buscam emagrecer de maneira saudável, ela é acostumada a pesquisar todos os tipos de dietas possíveis. Sobre a prática de comer algodão, Koskie explicou que simplesmente “nada de bom pode vir disso”.

Outra coisa que talvez os adeptos da dieta do algodão não saibam é que raramente o algodão que se compra é 100% puro. Na maioria dos casos, ele é feito com poliéster e contém muitos elementos químicos. Koskie explicou que nossas roupas também são feitas com poliéster e que comer algodão seria a mesma coisa que comer uma camiseta.

Complicações

Fonte da imagem: Shutterstock

O médico Dr. Ovidio Bermudez explicou que a ingestão de algodão pode formar o que é conhecido como bezoar, que nada mais é do que uma pedra, no trato intestinal – e ter uma pedra grande e dura no intestino não deve ser exatamente seu maior sonho de consumo. Essas pedras podem chegar a obstruir completamente o intestino, sendo que em alguns casos são necessárias intervenções cirúrgicas para amenizar o problema – sem falar, é claro, no risco de morte.

A presidente da Associação Nacional de Transtornos Alimentares dos EUA, Lynn Grefe, explicou que a prática parece ser velha conhecida entre as modelos de todo o mundo. A filha do ator Eddie Murphy, Bria Murphy, que trabalha como modelo, revelou já ter visto muitas meninas comerem bolas de algodão por serem muito pressionadas a manter o corpo sempre “perfeito”.

O fato é que a dieta está se popularizando e, de acordo com um levantamento feito por Koskie, os vídeos que ensinam como comer as bolas de algodão são acompanhados por garotas com idades entre 9 e 16 anos.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: