Você sabia que algumas pessoas possuem os órgãos em posições invertidas?

04/12/2013 às 12:562 min de leitura

Como você sabe, o coração fica mais à esquerda no nosso corpo, assim como o estômago e o baço, enquanto que o fígado está localizado mais à direita, por exemplo. No entanto, você sabia que algumas pessoas nascem com os órgãos internos em posições invertidas? Essa condição — chamada situs inversus — atinge apenas 0,01% da população, e a grande maioria dos afetados nem sequer sabe que nasceu dessa forma.

Normalmente, quem apresenta essa condição descobre por acaso que conta com os órgãos internos invertidos, e pode levar uma vida completamente normal. Além disso, também existem diferentes tipos de situs inversus, como é o caso do situs totalis, ambiguous, parcial, abdominal, da dextrocardia e da mesocardia.

Variações

Fonte da imagem: shutterstock

No primeiro caso, o totalis, a pessoa nasce com todos os órgãos do tórax e abdômen invertidos, enquanto que no segundo, o ambiguous, o estômago se desenvolve atrás do fígado, e ambos os órgãos ficam posicionados no centro do abdômen. No caso do situs inversus parcial, apenas algumas estruturas estão em posições trocadas, e no abdominal, como o próprio nome indica, todos os órgãos do abdômen são invertidos.

Quem apresenta a dextrocardia tem o coração localizado no lado direito do peito, e os pulmões — lembrando que normalmente o esquerdo é menor do que o direito — também ficam invertidos. No caso da mesocardia, o coração fica localizado no centro do tórax. Em alguns casos, os afetados têm alguns probleminhas de saúde, enquanto outros inclusive precisam passar por intervenções cirúrgicas.

Anomalias relacionadas

Fonte da imagem: shutterstock

situs inversus está associado a algumas anomalias congênitas raras, e 3% dos que nascem com essa condição sofrem de algum problema cardíaco. Uma anomalia comum em pessoas que nasceram com dextrocardia, por exemplo, é a transposição das grandes artérias, que resulta em ter o coração trabalhando ao contrário.

Em pessoas com os órgãos posicionados corretamente, o ventrículo esquerdo — que é a porção mais forte do coração — é responsável por bombear o sangue para todo o corpo, enquanto que o direito (mais fraco) normalmente envia o sangue para os pulmões.

Em indivíduos com a dextrocardia, esse processo ocorre ao contrário, pois a aorta — que sai do ventrículo esquerdo — está no lugar da artéria pulmonar, que sai do ventrículo direito e leva o sangue para os pulmões. Outra anomalia comum — desta vez em quem nasce com o situs inversus totalis — é a Síndrome de Kartagener, que é caracterizada pela presença de problemas nos brônquios e esterilidade.

***

E você, leitor, já tinha ouvido falar dessa curiosa condição? Conhece alguém que tenha nascido com alguma variante de situs inversus? Não deixe de contar para a gente nos comentários.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: