Estes 6 hábitos melhoram drasticamente a saúde cardíaca das mulheres

15/01/2015 às 06:482 min de leitura

O Live Science publicou recentemente um artigo com os resultados de novas pesquisas voltadas à saúde da mulher. Esses estudos acabaram relacionando alguns hábitos simples que, se adotados, podem melhorar a qualidade de vida das mulheres e evitar drasticamente o risco de sofrerem doenças cardiovasculares.

Se você é do tipo que não acredita muito nessas pesquisas “malucas”, saiba que não só elas têm fundamento como, no caso do coração feminino, 75% dos casos de ataques cardíacos em mulheres jovens poderiam simplesmente ser evitados com algumas mudanças simples na rotina de cada uma delas.

O estudo

Para chegar a essas conclusões, cerca de 70 mil mulheres foram avaliadas por 20 anos. Durante todo esse tempo, foram estudados todo e qualquer problema cardiovascular que as voluntárias apresentaram, incluindo os casos de morte. Funcionava assim: a cada dois anos, seis aspectos da saúde de cada voluntária eram avaliados: consumo de cigarro, álcool, índice de massa corpórea (IMC), prática de atividades físicas, tempo em frente à TV e dieta.

De acordo com Andrea Chomistek, responsável pela pesquisa, a ideia era encontrar a relação entre doenças cardíacas e maus hábitos de vida. O estudo levou em conta o fato de que, nos EUA, as mulheres entre 35 e 44 anos continuam tendo os mesmos riscos de apresentarem doenças cardíacas, enquanto os outros grupos, de outras faixas etárias, parecem ter sofrido uma melhora nesse sentido.

Esse cenário pode ser atribuído aos hábitos de vida das mulheres dessa faixa etária. No início dos estudos, as mulheres tinham 37 anos, em média, e as doenças cardíacas começaram a aparecer quando elas tinham por volta de 50 anos.

A receita e os benefícios

Aquelas que não tinham problemas de saúde também não fumavam, não consumiam mais de uma dose de alguma bebida alcoólica por dia, apresentavam um IMC saudável, praticavam pelo menos 2,5 horas de atividades físicas por semana, assistiam TV por menos de 7 horas por semana e tinham uma dieta rica em vegetais e grãos integrais e baixa em carne vermelha, grãos refinados e açúcar.

Os pesquisadores perceberam, então, que as mulheres que seguem essas dicas de uma vida saudável, em todos os aspectos, têm as chances de sofrer um ataque cardíaco reduzidas em 92% e o risco de desenvolver uma doença cardíaca – incluindo fatores como pressão alta e diabetes tipo 2 – diminuído em 66%. Isso, claro, se comparando com a rotina das mulheres que não seguem à risca nenhum dos fatores que definem uma boa saúde.

Além disso, os pesquisadores perceberam que 75% dos ataques cardíacos em mulheres nessa idade e quase a metade dos problemas de saúde nessas voluntárias poderiam ter sido simplesmente evitados se todas elas tivessem tido um estilo de vida saudável.

E aí, mulheres, vocês já pararam um pouco para prestar atenção nesses índices de saúde? Os cientistas alertam que é necessário que você coloque em prática pelo menos quatro dos seis indicativos de uma boa saúde, mas quem consegue praticar os seis acaba saindo no lucro, claro. Quais deles fazem parte da sua vida? Conte para a gente nos comentários! E, claro, a pesquisa foi feita com mulheres, mas sabemos que esses hábitos saudáveis são recomendados para todos, então, cuecas, sem desculpas.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: