Descubra quanto irá custar o polêmico objeto mais caro do planeta

10/05/2016 às 09:152 min de leitura

A central nuclear da usina Hinkley Point C, que está sendo construída em Somerset, na Inglaterra, irá custa a “bagatela” de £ 24 bilhões – 6 bilhões a mais do que o projeto inicial. Para você ter uma ideia, isso equivale a R$ 120 bilhões, na cotação de hoje (10) da libra esterlina!

Se você ainda achou um custo “razoável” para uma usina nuclear, saiba que ele será 18 vezes maior do que o montante gasto para construir o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, com 828 metros de altura, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A central nuclear também será 5 vezes mais cara que o Grande Colisor de Hádrons, que foi construído para desvendar segredos do Universo.

O Greenpeace tenta impedir que a construção da usina Hinkley Point C tenha continuidade e já coletou mais de 100 mil assinaturas contra o projeto. A entidade alega que o consórcio francês responsável pela obra fez uma estimativa mais baixa do valor de construção da central nuclear, “legitimando” sua viabilidade. A Hinkley Point C será a primeira usina nuclear construída na Europa neste século.

Central nuclear custará 24 bilhões de libras

Maior valor da História

De acordo com Steve Thomas, professor de políticas energéticas da Universidade de Greenwich, da Inglaterra, as centrais nucleares são as partes mais caras desse tipo de usina, pois requerem projetos cada vez mais sofisticados contra possíveis acidentes. Para efeito de comparação, a central nuclear da usina Sizewell B, também na Inglaterra, custou “apenas” £ 2,3 bilhões, na época – algo em torno de £ 4,1 bilhões nos dias de hoje.

Se pensarmos na História da humanidade, estima-se que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, tenha custado meros £ 900 milhões. Já a nova linha férrea Crossrail, que ligará Londres a condados próximos e possuirá 118 quilômetros, está sendo desenvolvida ao valor de £ 14,8 bilhões – ainda bem abaixo da central nuclear de Hinkley Point C.

Mesmo a reforma da Grande Mesquita de Meca, na Arábia Saudita, anunciada pelo valor de £ 16 bilhões é inferior ao valor da usina inglesa – sem conta que o projeto árabe inclui novas linhas rodoviárias e ferroviárias na região, não sendo considerado um objeto único.

Estima-se que a Grande Pirâmide de Gizé custou "apenas" 900 milhões de libras

***

O que você faria com 120 bilhões de reais? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: