Rádio misteriosa transmite sons sem sentido desde 1982

04/09/2020 às 08:002 min de leitura

Se você sintonizar um rádio de ondas curtas na frequência de 4625 kHz, irá se conectar com um dos maiores mistérios da história do rádio: uma estação chamada MDZhB que, desde 1982, tem transmitido um som monótono e constante, mas não se identifica e ninguém sabe qual é o seu propósito.

A "programação" prossegue vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, com a transmissão do som monótono seguido às vezes por um segundo som parecido com a sirene de navio que dura apenas alguns segundos. 

Quem se liga na rádio (o que já constitui outro fenômeno) afirma que, por uma ou duas vezes por semana, uma pessoa pronuncia uma frase aleatória em russo, do tipo "bote" ou "especialista em agricultura", e logo depois o zumbido retorna. Ouçam, no YouTube, a transmissão da rádio ao vivo.

https://www.youtube.com/watch?v=LegzZZRIqj4

A rádio é russa

Todo esse mistério tem fascinado entusiastas de rádio em todo o mundo por décadas e, logicamente, várias teorias têm sido elaboradas sobre o "verdadeiro" objetivo da rádio. Uns especulam que ela é um dispositivo de detonação de uma guerra nuclear que destruiria o planeta, enquanto outros juram que é um sistema de controle de discos voadores. 

Seja como for, já existe uma certeza: a MDZhB (que se pronuncia em-djêi-bi) está transmitindo de dois lugares na Rússia, um na área da cidade de São Petersburgo e outro na capital Moscou. Embora a frequência "ondas curtas" seja relativamente baixa, ela viaja a grandes distâncias, de forma que qualquer pessoa no mundo é capaz de ouvi-la.

Transmissão de rádio por Orson Welles comunicando uma invasão alienígena falsa em "Guerra dos Mundos" (Fonte: Magnet/Xataka/Reprodução)Transmissão de rádio por Orson Welles comunicando uma invasão alienígena falsa em "Guerra dos Mundos" (Fonte: Magnet/Xataka/Reprodução)

As teorias de conspiração

Quem defende a teoria de gatilho nuclear, lembra que a Rússia possuía, durante a Guerra Fria, alguns dispositivos conhecidos como “Mão Morta” que eram frequências contínuas de rádio que, quando interrompidas, disparavam uma resposta de ataque a bomba.

Também se apregoa que a MDZhB possa ser um mecanismo conhecido como “The Buzzer”, uma forma de comunicação entre uma rede ilícita de espiões russos em todo o planeta. Isso parece pouco razoável porque, além das frases curtas transmitidas por uma voz masculina ou feminina, só há ruídos. E o mistério continua.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: