Ciência
18/09/2020 às 09:00•2 min de leitura
Há muitos motivos motivos para você escolher um tipo de pasta de dente específico, quando se depara com todas as opções na gôndola do supermercado: aquela que cuida dos seus dentes sensíveis, a que tem ingredientes naturais, a que branqueia seus dentes ou deixa o hálito mais fresco... Ou, como este redator que vos escreve, a mais barata mesmo (obrigado, crise, pelos mimos!). Mas será que as cores dos quadrados no verso do tubo deveriam ser um dos fatores de escolha? O que será que elas significam?
Faz alguns anos que uma imagem como essa abaixo — seja em inglês ou traduzida — circula por aí na internet. Vira e mexe, ela volta a circular de novo e deixa mais pessoas em choque com o código secreto das cores nos tubos de pasta de dente. Veja:
Fonte: Snopes/Reprodução
Segundo essa fonte "extremamente confiável" chamada internet, os quadrados coloridos no verso dos tubos de pasta de dente querem dizer:
Ou seja, o tubo preto já diz tudo: significa que a gente vai morrer se usar uma pasta de dente com — minha nossa, que horror! — química pura...
Mas essa imagem — e o tal significado dos quadrados coloridos — não passa de boato, né? Até porque uma pasta de dente 100% natural, sem química, só se você pegasse uma plantinha direto do jardim e esfregasse nos seus dentes. Todo produto, por mais natural que seja, tem alguma mistura de ingredientes — e, portanto, química!
Dito isso, então por que raios os tais quadradinhos coloridos estão lá no seu tubo de creme dental? Simples: eles são marcações, para que as máquinas que cortam os tubos ativem seus sensores e saibam onde cortar. Por isso que eles estão bem no finalzinho, onde a embalagem é cortada. E todas as cores servem exatamente para a mesma coisa, porque qualquer cor diferente nesse local vai ativar o sensor.
Se você quer saber do que a sua pasta de dentes é feita, tem um jeito muito mais simples do que decifrar algum código secreto de cores: ler a embalagem dela. Ou ler esse outro post que publicamos no Mega explicando tudinho.