Artes/cultura
29/12/2020 às 15:00•2 min de leitura
Ao longo de bilhões de anos de existência, o planeta Terra já vivenciou algumas experiências extraordinárias e extremamente curiosas, sobretudo quando o assunto envolve coisas esquisitas que sobrevoaram os céus do nosso mundo.
De bolas de fogo que dizimaram espécies inteiras até iguanas voadoras, são diversas histórias que marcaram o passado da nossa existência. Por isso, nós separamos uma lista com quatro desses acontecimentos incríveis para você se surpreender. Olha só!
Há cerca de 66 milhões de anos, uma enorme explosão deu fim ao período Mesozoico. Vindo do Espaço, uma monstruosa pedra foi responsável por atingir a superfície do planeta e causar a morte de todos os dinossauros que aqui habitavam.
De acordo com uma simulação do Imperial College de Londres, o meteoro possuía o ângulo “perfeito” para não dar qualquer chance de sobrevivência para os gigantes moradores da Terra. Os gases liberados pela rocha alteraram a atmosfera do planeta e causaram uma mudança climática responsável pela morte de 75% da vida local.
Em 2020, a agência nacional de ciência da Austrália, CSIRO, capturou em vídeo um incrível meteoro sobrevoando a costa da Tasmânia — infelizmente, as imagens foram feitas em preto e branco.
De acordo com a CSIRO, o objeto espacial entrou na atmosfera terráquea em chamas, cruzou o céu oceânico e desintegrou no mar. Conforme os relatos de moradores da região, o meteoro realmente possuía coloração esverdeada a olho nu.
O ano de 2020 também foi marcado por pedaços de uma espaçonave voando pelo céu, mas nada alienígena! O fato aconteceu depois da empresa SpaceX lançar o protótipo chamado de SN8 em um teste de altitude.
A espaçonave decolou da estação de Boca Chica, nos Estados Unidos, subiu a 12,5 quilômetros do chão e fez diversas manobras aéreas. Entretanto, o foguete desceu rápido demais e acabou explodindo durante a aterrizagem — o que já havia sido previsto pelo CEO Elon Musk.
No sul da Flórida, o Serviço Nacional de Meteorologia costuma enviar um alerta para a população sobre a possibilidade de uma “Chuva de Iguanas” quando as temperaturas da região ficam abaixo dos 4,4ºC.
Isso porque, durante o tempo frio, as iguanas que ficam no topo das árvores sofrem com a desaceleração de seus metabolismos e perdem a força para se segurar nos ramos. Dessa forma, os animais ficam rígidos e caem no chão aparentando estarem mortos.
Porém, basta a temperatura voltar a subir que elas logo retomam às suas atividades corriqueiras.