Ciência
27/02/2021 às 05:00•1 min de leitura
Arqueólogos descobriram um túnel na região do Stonehenge com túmulos, restos mortais de pessoas da Idade da Pedra e alguns tesouros antigos. Os especialistas acreditam que os ossos têm cerca de 4,5 mil anos de idade e foram encontrados perto da Pedras de Ale. O monumento é um conjunto de 59 pedras em um penhasco situado na costa do báltico sueco.
Os esqueletos encontrados são de um bebê e de uma mulher que provavelmente morreu com 20 anos de idade.
As ossadas estavam com vasos de cerâmica perto, o que levou os especialistas a considerarem que faziam parte dos povos que seguiam a cultura de vasos campaniformes do final do período neolítico, quando as pessoas acreditavam que seus mortos deveriam ser enterrados com os vasos para o pós-vida.
De acordo com as lendas locais, Stonehenge é o local de descanso do Rei Ale. Porém, existem também teorias de que a região é um calendário astronômico.
As tumbas foram descobertas ao cavar um fosso no centro do círculo de pedra. Com isso, os arqueólogos reafirmaram as suspeitas de que o local teve um significado especial.
Como dito anteriormente, além de ossos humanos, foram encontrados alguns tesouros antigos, dentre eles, objetos de cerâmica. Alguns deles podem, inclusive, ter sido utilizados para construir o Stonehenge.
Mais estudos precisam ser conduzidos para determinar a origem dos tesouros e novas missões devem ser realizadas em breve.