Artes/cultura
19/04/2023 às 09:00•3 min de leitura
Durante o verão de 2015, o desaparecimento do menino DeOrr Kunz Jr., de 2 anos, chocou os Estados Unidos. O jovem tinha ido acampar com sua família no Timber Creek Campground, um parque localizado no estado de Idaho, e nunca mais apareceu. O que era para ser um momento de diversão entre familiares logo virou um grande pesadelo quando DeOrr sumiu sem deixar vestígios.
Junto dele estavam mais quatro pessoas, mas todas fizeram relatos conflitantes sobre o caso — criando um sério problema para os investigadores. Desde seu desaparecimento, a polícia não conseguiu encontrar qualquer informação que ajudasse a encontrar o menino, apesar de várias buscas feitas nos últimos anos.
(Fonte: Internet/Reprodução)
No dia 10 de julho de 2015, Vernal DeOrr Kunz decidiu levar sua namorada Jessica Mitchell e seu filho de 2 anos, DeOrr Kunz Jr., para um acampamento de última hora em Timber Creek Campground. A área fica localizada dentro da Floresta Nacional Salmon-Challis, no estado de Idaho.
O bisavô de DeOrr, Robert Walton, e seu amigo próximo Isaac Reinward juntaram-se à viagem. Curiosamente, nenhum dos dois convidados conhecia a criança ou seus pais anteriormente. Foram duas horas de carro para chegar ao acampamento, com uma única rápida parada em uma loja de conveniência ao longo do caminho. DeOrr ajudou seus pais a montar o acampamento e fazer uma fogueira. Após esses acontecimentos, a família teria ido dormir.
Na manhã anterior, o grupo teria passado algumas horas relaxando no local, mas acabaram se separando durante um breve período naquela tarde. A mãe da criança, Jessica Mitchell, disse aos investigadores que pediu para Walton cuidar de seu filho enquanto ela caminhava pelo acampamento com Vernal.
Contudo, o avô de DeOrr afirmou para os investigadores que nunca recebeu tal ordem e alegou que esteve o tempo todo dentro de um trailer relaxando sozinho — período este que culminou no desaparecimento da criança. Reinward, por sua vez, disse que tinha ido ao rio próximo pescar e que também não esteve com o jovem.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Foram necessários aproximadamente 30 minutos para que alguém notasse o sumiço de DeOrr. Ambos os pais ligaram para a polícia em seus telefones celulares por volta das 14h30. Durante a ligação, eles disseram que seu filho foi visto pela última vez usando uma jaqueta camuflada, calça de pijama azul e botas de caubói.
As autoridades organizaram uma equipe de busca e vasculharam o acampamento Timber Creek minuciosamente pelas duas semanas seguintes. Infelizmente, nenhum vestígio do menino foi encontrado. Apesar de várias buscas feitas desde 2015, o paradeiro de DeOrr Kunz Jr. nunca foi descoberto.
Todos os quatro indivíduos que estiveram com ele naquele dia foram entrevistados várias vezes, mas suas históricas nunca batiam. O bisavô Walton, que primeiramente disse estar relaxando no trailer, depois admitiu ter visto o bisneto perto do rio, mas o perdeu de vista ao desviar o olhar por um momento.
Embora não haja qualquer evidência concreta de que um crime tenha sido cometido, o fato dos pais da criança também terem mudado repentinamente seus relatos sobre os acontecimentos daquela data levantou suspeitas. Segundo o xerife do condado de Lemhi, Lynn Bowerman, existem motivos para crer que os pais estão escondendo algo. O investigador também afirmou que Walton e Reinwand não podem ser descartados como pessoas de interesse, mas há menos razões para acreditar que estiveram envolvidos.
(Fonte: Internet/Reprodução)
Em janeiro de 2016, o Gabinete do Xerife do Condado de Lemhi nomeou Vernal e Mitchell como suspeitos no caso. Até mesmo Philip Klein, um investigador particular contratado pela família para tentar desvendar o caso, concluiu que o casal poderia ser responsável pelos acontecimentos.
Na visão de Klein, as histórias dos dois eram assustadoramente inconsistentes e Vernal teria falhado em cinco testes de polígrafo quando foi questionado sobre seu filho. Mitchell, por sua vez, falhou em quatro testes. A teoria mais recente é que DeOrr Kunz Jr. teria sido morto acidentalmente ou até mesmo intencionalmente.
Em 2016, o casal foi despejado de sua casa por não pagar o aluguel. Segundo relatos, eles teriam deixado para trás vários itens pessoas, incluindo a jaqueta camuflada que a criança supostamente estaria usando quando desapareceu. Até o momento, o mistério por trás do desaparecimento de DeOrr segue sem solução, nenhuma prisão foi feita e ninguém foi acusado de um crime relacionado ao caso.
Vernall Kunz e Jessica Mitchell se separaram em 2016, sendo que o primeiro já se casou outra vez. Apesar de ambos negarem ter algo a ver com o sumiço de seu filho e afirmarem não saber onde ele está, as investigações seguem em andamento e a esperança é que a verdade um dia venha à tona.