A lendária história do tesouro de Victorio Peak

19/08/2023 às 07:002 min de leitura

Em novembro de 1937, Milton Noss, um caçador amador se deparou com uma misteriosa abertura sob uma rocha enquanto explorava uma montanha no Novo México. O que ele descobriu dentro dessa caverna escondida mudou para sempre a vida dele. Entre esqueletos, baús, armaduras antigas e joias, havia nada menos que um grande número de barras de ouro — cerca de 16 mil delas, que somariam o equivalente a US$ 28 bilhões nos dias de hoje.

Porém, em vez de lhe trazer uma vida de luxo e prazer, essa descoberta trouxe a Noss uma vida consumida por estresse e uma morte trágica.

Uma exploração complicada

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Victorio Peak é uma montanha localizada no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Batizada em homenagem a um chefe apache do século XIX, ela não tinha nada que chamasse muita atenção até que um imenso tesouro fosse encontrado em seu interior.

Porém, quando Milton Noss fez essa descoberta acidental, ele sabia que não seria fácil conseguir tirar alguma vantagem da sua nova riqueza. Isso porque, desde 1934 estava em vigor nos Estados Unidos a Lei de Reserva de Ouro, que proibia cidadãos privados de possuir ouro na época.

Mas esse não era o único problema que Noss teria que resolver para conseguir ficar com o seu recém-descoberto tesouro. Mover as barras de ouro da caverna era uma tarefa complicada devido ao espaço restrito pelo qual Noss teve que passar.

Primeiramente, ele lidou com burocracia estadual. Registrou a propriedade e conseguiu obter uma reivindicação válida para ficar com o tesouro. Mas quando ele começou a trabalhar na extração do tesouro foi que as coisas começaram a dar errado para ele.

A lenda do tesouro perdido

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em 1939, Noss estava trabalhando com um engenheiro de mineração para criar uma entrada maior para a caverna. Porém, um cálculo equivocado durante uma explosão acabou fechando completamente o acesso ao tesouro. Vendendo o ouro que já havia conseguido extrair do local em pequenos pedaços para evitar problemas com a Lei de Reserva de Ouro, Noss conseguiu dinheiro suficiente para abandonar a família e se mudar para o Texas.

Quando retornou ao Novo México, além de uma nova esposa, Noss também estava acompanhado de um novo parceiro de negócios, Charley Ryan. Juntos, eles planejaram recuperar o ouro com um investimento de US$ 28 mil, mas a parceria teve fim após alguns desentendimentos que resultaram na morte de Noss em 1949, após ser baleado por Ryan.

A essa altura, o tesouro de Victorio Peak já havia se tornado conhecido e atraído um grande número de pessoas. Em 1958, quatro oficiais da Força Aérea começaram a explorar a caverna e descobriram, além de mais barras de ouro, uma série de artefatos valiosos. No entanto, quando seus superiores recusaram o pedido para dar sequência na exploração, eles fecharam novamente a entrada da caverna com explosivos.

Nos anos seguintes, a família de Noss também continuou a busca pelo ouro perdido, mas após décadas de esforços para conseguir acesso à caverna novamente, nada foi encontrado. Até hoje, ninguém sabe ao certo se ainda existe alguma barra de ouro nas cavernas de Victorio Peak. Nenhuma expedição realizada no local conseguiu localizar o tesouro que os militares haviam descrito, o que apenas serviu para alimentar teorias da conspiração sobre o tesouro lendário.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: