Ciência
04/06/2018 às 02:00•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Reprodução/Standalone Sysadmin)
Já faz algum tempo que fumar durante os voos — sejam eles longos ou não — deixou de ser permitido. Entretanto, você já percebeu que nos aviões ainda existem sinais luminosos, plaquinhas e cartazes que indicam essa proibição?
Matt Simmons, que escreve para o blog Standalone Sysadmin, não só se deu conta de que todos esses sinais continuam por aí como também percebeu que todos os aviões ainda contam com cinzeiros nos banheiros. E mais: ele descobriu que esses aviões não se tratam de aeronaves remanescentes da época em que os passageiros podiam escolher entre viajar na ala de fumantes ou não fumantes.
De acordo com Simmons, a presença de cinzeiros nos banheiros de aviões ainda é obrigatória, sendo uma exigência do FAA, órgão federal norte-americano que regulamenta a aviação civil dos Estados Unidos. Ele descobriu que, em 1973, um desastre aéreo matou 123 pessoas devido a um cigarro que se encontrava onde não devia.
Por essa razão, acreditando que os passageiros tabagistas vão fumar de qualquer maneira, a FAA determinou que devem existir formas para que eles descartem seus cigarros de forma adequada para evitar qualquer tipo de incidente. Em outras palavras, os cinzeiros e sinais distribuídos — discretamente — pelas aeronaves estão aí para tornar nossas viagens mais seguras.
Fontes: Standalone Sysadmin, Faculdade de Direito da Universidade Cornell e Gizmodo
*Publicado originalmente em 23/05/2012.