Veja 4 símbolos comuns que ninguém sabe o que significam originalmente

14/11/2015 às 08:472 min de leitura

Um símbolo é normalmente uma figura ou objeto que representa algo. No entanto, alguns símbolos que utilizamos parecem ter perdido seu significado original ao longo do tempo, e o uso que damos a eles hoje provavelmente não tem nada a ver com o que eles representavam originalmente.

Veja na relação abaixo alguns exemplos disso. É provável que você e a maioria das pessoas não use ou sequer conheça parte dos símbolos da lista, o que torna ainda mais improvável a chance de algum dia descobrirmos o que eles significavam quando foram criados.

1. Hedera

Hedera em latim significa hera e também é o nome científico desse tipo de planta trepadeira. Por isso, nada melhor para um símbolo com esse nome do que uma folha, não é verdade?

Apesar de não ser mais tão comum quanto antigamente, essa figura é usada para indicar uma pausa longa em um texto escrito, e por isso era impressa ao final de cada capítulo de um livro ou separava vários textos diferentes dentro de uma publicação.

No entanto, ninguém faz ideia de qual era o uso da hedera em latim ou em grego antigo, uma vez que não era empregada da mesma forma naquela época.

2. Flor-de-lis

Historiadores já detectaram a presença da flor-de-lis desde os tempos em que a Mesopotâmia e a Babilônia eram grandes potências, passando pela Idade Média e chegando até a nobreza francesa do tempo dos mosqueteiros.  

O símbolo já serviu até mesmo para marcar escravos recapturados após tentativas de fuga, mas não há registro de seu significado original em lugar algum. Hoje o sinal representa o escotismo mundial e tem grande presença na literatura também, o que mostra que ele basicamente serve para qualquer coisa em que as pessoas queiram utilizá-lo.

3. Asterisco

O asterisco é utilizado em praticamente qualquer contexto hoje. Ele serve como notação linguística, é empregado na matemática, indica correções em textos de mensagens eletrônicas, faz parte de emoticons, entre uma série de outros usos.

Obviamente, por estar incluído nesta lista, ninguém sabe qual era o significado original dessa “pequena estrela” ou “pequena roda com projeções”, como era referenciado no grego antigo. O que se sabe é que há registros do uso de asteriscos em escritos pictográficos deixados pelos sumérios há mais de 5 mil anos.

Contudo, não há um consenso entre a comunidade científica se o asterisco que era utilizado pelos sumérios é exatamente o mesmo símbolo que utilizamos hoje. O “asterisco moderno” teria vindo da Biblioteca de Alexandria, onde era empregado para sinalizar erros em textos, mas mesmo essa versão carece de provas que a fundamentem.

4. O quadrado em loop ou “trevo-de-quatro-folhas”

Se você utiliza ou já viu algum computador da Apple, com certeza já notou esse símbolo no teclado do dispositivo, mais especificamente na “tecla da maçã”. Quem o escolheu foi a artista de bitmap Susan Kare, que o encontrou em um dicionário de símbolos internacionais.

A figura, que se parece com um trevo-de-quatro-folhas, é utilizada nos países nórdicos para indicar pontos de interesse para quem estivesse na estrada, como um local para descansar ou algo semelhante. Esse símbolo também tem significados religiosos e supersticiosos, pois supostamente espantava os maus espíritos na Finlândia do século 11.

O problema é que túmulos com milhares de anos de existência encontrados nos Estados Unidos possuíam vários adornos de pescoço com o mesmo símbolo. Essas espécies de pedras furadas que ficavam penduradas em cordões são conhecidas por lá como gorjais de Cox Mound. Mais uma vez, ninguém sabe dizer o que ele significava para as pessoas que o criaram, apesar dos tanto significados diferentes que tem hoje.

Quais outros símbolos você costuma ver ou utilizar em seu cotidiano, mas cujo significado você desconhece? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: