Ciência
05/07/2024 às 14:00•2 min de leituraAtualizado em 05/07/2024 às 14:00
A internet modificou a forma pela qual vemos a vida. Isto é um fato. Desde o seu início, a rede digital tem sido o espaço tanto para a empolgação quanto para o assombro por conta de suas características, como a possibilidade de que alguém consiga se comunicar permanecendo no anonimato.
E quando pensamos em postagens protegidas pelo anonimato, falamos de mistérios que seguem existindo na internet, mesmo depois de muitos anos. Aqui nos referimos a personalidades obscuras, postagens aparentemente sem sentido e vídeos capazes de gerar pesadelos, e que ninguém sabe ao certo de onde eles saíram.
Embora gerem controvérsias, as criptomoedas – que são moedas digitais descentralizadas, fora do controle dos governos – são vistas como resultado de uma ideia revolucionária. Elas são muitas, e costuma surgir e desaparecer com bastante velocidade. Com exceção de uma: o Bitcoin.
E é claro que o fundador do Bitcoin ficou rico com essa moeda. Mas o mistério aqui é que ninguém sabe nada sobre esse sujeito, que se chamaria Satoshi Nakamoto. Isso não quer dizer que algumas pessoas já não tenham reivindicado sua identidade, como o cientista da computação australiano Craig Wright, mas a sua prova se revelou falsa. Por enquanto, a única coisa que se conhece sobre essa personalidade da internet é o seu busto de bronze, que foi colocado em um parque em Budapeste.
Em 2011, os usuários do Reddit se depararam com postagens misteriosas que diziam "r/A858DE45F56D9BC9", ou simplesmente "A858", para abreviar. Essa mesma postagem foi se repetindo por vários anos em sequências aparentemente aleatórias, mas que também lembravam códigos ou cifras.
Isso fez com que surgisse um subreddit chamado "Solving_A858", em que os usuários tentavam decifrar quaisquer mensagens que o código poderia conter. Alguns até conseguiram chegar a algumas respostas, mas nada de muito significativo.
Em 2015, o subreddit se tornou privado, com uma mensagem de que o mistério estava concluído. Um moderador dizia ainda que o "projeto" havia sido "financiado por uma empresa desconhecida (para nós) para um propósito desconhecido". Por conta disso, o A858, concluiu o moderador, havia sido permanentemente desativado "embora permaneça em grande parte sem solução". No fim, a dúvida segue viva até hoje.
O Unfavorable Semicircle é um dos canais mais bizarros já criados na internet. Ele surgiu em 2015, quando alguém começou a enviar para lá vídeos aparentemente sem nenhum sentido: às vezes eram exibidas imagens estáticas, noutras, imagens borradas e indefinidas. Os sons variavam do silêncio total a guinchos agudos e estridentes, ou até mesmo a voz de alguém que parecia recitar sequências de números.
Para completar a estranheza, estes vídeos podiam durar até onze horas. Muitas pessoas tentaram desvendar o que era aquilo ao tentar "desmontar" os componentes dos vídeos por meio de ferramentas de áudio ou análise das imagens. Mas nada de concreto foi descoberto.
Os nomes dos vídeos também pareciam bem misteriosos: por exemplo, um era chamado de "LOCK" e o próximo de "DELOCK", sugerindo talvez uma sequência ao anterior. Quando estava no auge, o canal chegava a carregar um vídeo novo a cada dez segundos.
O canal Unfavorable Semicircle foi deletado pelo YouTube em 2016, mas alguns arquivos remanescentes ainda estão na plataforma, e estão espalhados por lá à espera de pessoas que queiram tentar entender o que eles querem dizer.