Mito ou verdade: o chiclete demora mesmo sete anos para ser digerido?

04/02/2017 às 03:382 min de leitura

Sua infância provavelmente foi marcada por algumas histórias fantásticas que tinham a intenção educativa de evitar que você tivesse alguns hábitos ruins. Uma das coisas que praticamente toda criança cresceu ouvindo é sobre o risco quase fatal de engolir um chiclete. Profecias como “isso vai grudar seu estômago” ou “se você engolir um chiclete, ele ficará em sua barriga por sete anos” eram facilmente ouvidas. E todos nós crescemos morrendo de medo de engolir um chiclete sem querer e passar sete longos anos com nossos estômagos colados.

Mas será que isso é verdade? Será que tem pelo menos algum fundamento essa história toda ou ela não passa de uma bela crença popular sem fundamentos científicos? Antes de tudo, você precisa saber que chicletes são feitos à base de goma, açúcares, corantes e flavorizantes. Essa mistura é realmente indigesta, o que significa que ela levará mais tempo para ser digerida.

Mito

Fonte da imagem: Reprodução/MdeMulher

Gomas de mascar, como muitos dos alimentos artificiais que acabamos consumindo, não são totalmente digeridos pelo nosso estômago e acabam sendo empurrados pelo intestino, que faz o papel sujo de processar o quer que você tenha ingerido. Ou seja, aquele chiclete que você engoliu por acidente vai ser eliminado por meio de suas fezes em questão de dois dias, no máximo. Logo, nada de se apavorar imaginando que aquele Bubbaloo que você engoliu em 2007 ainda está preso em seu sistema digestivo.

Se você se lembra das aulas de Biologia, provavelmente já sabe que a digestão de qualquer alimento começa na sua boca, antes mesmo de você o engolir. Repare que, depois de algum tempo com um chiclete em sua boca ele perde um pouco do gosto, do açúcar e da cor, devido às propriedades digestivas de nossa saliva. A consistência, porém, continua a mesma e isso comprova que ele, de fato, não é completamente digestível.

O que pode ser um problema, no caso de engolir muitos chicletes ao mesmo tempo, é uma obstrução de algum canal do seu estômago ou intestino, mas isso é considerado raro. O que importa é que você não entre em pânico se engolir, acidentalmente, uma goma de mascar. Ela não vai ficar anos em seu estômago, com certeza.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: