Afinal, que história é essa de que existem trolls na Noruega?

08/01/2016 às 12:533 min de leitura

A Noruega, como você sabe, é famosa por ser uma das melhores e mais seguras nações para se viver — e também por ter algumas das paisagens mais deslumbrantes do planeta. Lar de densas florestas, de belíssimas formações rochosas e de espetaculares fiordes, quem já teve o prazer de visitar o país, certamente descobriu que ele, ademais, serve de lar para os trolls.

Você já deve ter ouvido falar desses seres, não é mesmo? E, só para esclarecer, não estamos nos referindo aqui ao pessoal que se dedica a zoar com os outros na internet não! Estamos falando a respeito das enormes criaturas originárias da mitologia escandinava que, segundo alguns, habitam áreas remotas da Noruega.

Trollagem

De acordo com o folclore escandinavo, os trolls são criaturas gigantescas e fedorentas cuja descrição se assemelha bastante à dos ogros — pense em um Shrek em tamanho família! Eles são seres noturnos, seus esconderijos favoritos são as cavernas e as regiões montanhosas e, além de serem muito feios, a inteligência não seria o melhor de seus atributos.

Por outro lado, segundo algumas lendas, os trolls são capazes de mudar de forma e até de se tornar invisíveis, o que permitiria que eles possam entrar e sair dos mais variados locais sem precisar usar portas e janelas ou, ainda, aparecer de repente, surpreendendo os humanos. Mais um aspecto interessante relacionado com essas criaturas é que eles podem se transformar em pedra e até explodir se forem atingidos pelos raios solares.

Ademais, dizem que os trolls só podem ter filhos uma vez na vida, e que os bebês nascem com apenas uma cabeça e um olho. Mas, conforme vão envelhecendo, outras duas cabeças surgem para compor o visual (coitados), e as criaturas podem viver entre mil e 12 mil anos. Além disso, esses seres se alimentam principalmente de carvão, e existem dois tipos de trolls, os que vivem nas montanhas e os que habitam as florestas.

Rumores

É bastante comum que mito e realidade se misturem de vez em quando, e isso, obviamente, acontece com os trolls. Existe uma fotografia — pouco nítida e visivelmente antiga — que há anos circula pela internet como supostamente sendo o único registro de que se tem notícia de um desses seres. Veja:

A imagem teria sido capturada em dezembro de 1942 — durante a Segunda Guerra Mundial — pela tripulação de uma aeronave de reconhecimento da Real Força Aérea Britânica a pouco menos de 500 quilômetros de Bergen.

De acordo com os rumores, as forças aliadas chegaram a enviar tropas até a região para investigar, mas nenhum troll foi encontrado. Além disso, outra foto, que você pode conferir a seguir, também mostraria uma dessas criaturas, desta vez enfrentando um Panzer alemão. Dê uma olhadinha:

Repare na semelhança entre o troll da fotografia e o que aparece no trailer que inserimos logo mais!

Curiosamente, os testemunhos relacionados com avistamentos de trolls na Noruega eram bastante comuns até a década de 70. Atualmente, se você visitar o país e se deparar com torres de alta tensão nas regiões montanhosas, saiba que, segundo dizem, essas estruturas seriam gigantescas cercas elétricas que delimitam áreas de acesso restrito estabelecidas pelo governo norueguês para manter os trolls bem longe do alcance da população.

Contudo, vale destacar que não existe qualquer confirmação de que esses seres tiveram participação na guerra ou que eles tenham feito contato com humanos. Além disso, não existem notícias a respeito da descoberta de fósseis ou evidências físicas que comprovem que essas criaturas existem fora do folclore escandinavo — e um filme de 2010 chamado Troll Hunter (ou O Caçador de Trolls em tradução livre), foi responsável por resgatar muitas das lendas relacionadas com esses monstros. Assista ao trailer:

Eles “realmente” estão por todas as partes

Independente das lendas, filmes e rumores, a verdade é que os trolls realmente fazem parte da cultura norueguesa — e, no fundo, são amados pela população. Eles aparecem em placas de sinalização e são vendidos como souvenir por todos os cantos, assim como estão relacionados com vários pontos turísticos do país.

Existe uma formação rochosa na Noruega que se chama Trolltunga — palavra que pode ser traduzida como “língua de troll” — que fica a 700 metros de altura, por exemplo, e a caverna mais extensa do país recebeu o nome de Trollkirka ou “igreja dos trolls”.

Galeria 1

Outra formação, conhecida como Torghatten, também tem sua história associada às criaturas. Segundo a lenda, um troll chamado Hestmannen estava perseguindo uma jovem virgem quando percebeu que seria incapaz de capturá-la.

Torghatten

Ele, então, decidiu disparar uma flecha para matar a moça, mas, Somna, o rei dos trolls, jogou seu chapéu para bloquear a trajetória da flecha, e o acessório se transformou em uma montanha com um furo no meio. Evidentemente, os trolls não tiveram nada a ver com a formação do buraco — que surgiu durante a Era do Gelo.

Hunderfossen

E também existe um parque temático dedicado às criaturas! Chamada Hunderfossen, a atração conta com uma série de brinquedos inspirados nos monstrinhos e, depois do pôr-do-sol, os trolls e outros seres mitológicos das florestas aparecem para brincar com a molecada.

Você já conhecia as lendas a respeito dos trolls noruegueses? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: