Petição queria “Hey Ya”, do Outkast, como hino nacional da Austrália

A Austrália, como conhecemos hoje, é um país relativamente recente, tendo conseguido a independência do Reino Unido apenas na década de 1930. Seu hino nacional, “Advance Australia Fair”, foi estipulado através de um plebiscito em 1977, entrando em vigor somente a partir de 1984.

A canção fala do povo australiano, exaltando o fato de ser uma nação jovem e alegre. Ela também fala da riqueza do solo e do mar, além de contar sobre as imensas planícies prontas para receber pessoas de fora. Mesmo com tanta coisa boa sendo cantada, algumas pessoas querem mudar de hino nacional: uma petição queria a música “Hey Ya”, único hit do grupo norte-americano Outkast, de 2004, como o novo símbolo nacional.

Apesar de a petição ter sido assinada por apenas quatro pessoas, o primeiro-ministro australiano deu uma resposta oficial na última segunda-feira (22). Malcom Turnbull foi ao parlamento exaltar o Comitê Permanente de Petições por mantê-lo informado de tudo que é solicitado, explicando que “Advance Australia Fair” já é respeitado pela maioria dos australianos como o hino do país, não havendo, portanto, qualquer intenção de mudá-lo.

Outra petição refutada anteriormente – e um “pouco” mais séria – diz respeito à inclusão dos aborígenes australianos na letra do hino nacional, algo que tem muitos adeptos em todo o país. Mesmo assim, a proposta não foi aceita. A título de curiosidade, confira a paródia “Straya”, que faz um resumo sobre como é viver na Austrália:

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.