Você sabe qual é a música de todos os tempos que causa mais positividade?

25/09/2015 às 09:122 min de leitura

Se tivesse que responder rapidamente qual música te faz se sentir melhor em toda a sua vida, qual você diria? Seria essa a sua canção favorita, ou não? Não necessariamente essa resposta será positiva, segundo um estudo que cientistas europeus realizaram recentemente.

De acordo com essa mesma pesquisa, a canção que mais produz vibrações positivas da história é de 1978, do Queen, chamada “Don’t stop me now”. Você provavelmente já ouviu essa música antes, mas se quiser relembrar ou se realmente não a conhece, confira abaixo:

E aí, concorda com a conclusão da ciência? Bem, na verdade, conforme uma reportagem do The Huffington Post, a música da banda de Freddie Mercury é um exemplo da “receita” para uma canção estar entre as que produzem mais sensações boas. Ela serviu como objeto de estudo, após uma pesquisa com 2 mil britânicos adultos na qual a maioria dos participantes a apontou como a faixa que lhes causava mais vibrações positivas em suas vidas.

Após a análise dos resultados e da própria música, os pesquisadores concluíram então que os elementos necessários para uma música produzir emoções agradáveis são um ritmo rápido, com cerca de 150 batimentos por minuto, tom maior e uma letra feliz. Logo, assim como a canção da banda britânica, “Dancing Queen”, do ABBA; “Good Vibrations”, do The Beach Boys; e “Uptown Girl” (veja abaixo), de Billy Joel, são exemplos de músicas que provocam sensações boas.

Quem fez a análise e concluiu a influência desses três aspectos foi o cientista Dr. Jacob Jolij. “A minha análise confirmou muito bem o que nós já sabíamos da literatura: canções escritas em tom maior e ritmo rápido são melhores para induzir sensações positivas”, declarou o pesquisador ao The Huffington Post.

Segundo Jolij, que é professor-assistente de psicologia da Universidade de Groninga, nos Países Baixos, apenas algumas músicas que produzem sensações boas não estão em tom maior, e todas as que são consideradas positivas estão pelo menos 10 batimentos por minuto acima da maioria das canções pop. Entretanto, cada pessoa associa seus próprios fatores à positividade.

De acordo com o pesquisador, quanto mais informações reunidas, maior será a capacidade da ciência de identificar como as músicas afetam o humor das pessoas. “Não há como apontarmos apenas uma canção como a que causa mais positividade da história. O que podemos fazer é apenas perceber os elementos de cada uma responsáveis por produzir sensações boas”, explicou Jolij.

Portanto, a música que causa mais bem-estar na sua vida é você mesmo que pode dizer. Mas fala aí, você consegue responder à pergunta do início do texto com apenas uma canção, ou tem mais de uma opção que te agrada? São as suas favoritas? E elas se encaixam na conclusão dos cientistas? Não deixe de nos contar nos comentários quais são as faixas que te deixam mais feliz!

Na sua opinião, qual a música nacional que te deixa mais pra cima? E a internacional? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: