Beleza atemporal: ouça a música mais antiga da história da humanidade
678
Compartilhamentos

Beleza atemporal: ouça a música mais antiga da história da humanidade

Último Vídeo

A música é uma das formas mais universais de se comunicar. Além disso, os estudiosos dizem que ela é atemporal e datar um início para ela é algo bastante complicado. Porém, é possível encontrar registros do que parece ser uma das primeiras músicas documentadas da História.

Ela vem da antiga cidade de Ugarit, atualmente Ras Shamra, no norte da Síria. As notas musicais foram impressas em pequenas tábuas que resistiram ao tempo: nada menos do que 3,4 mil anos. Confira como ela soava:

A canção se chama “Hino Hurrian nº 6” e data do ano de 1.400 a.C. A forma como é tocada e o instrumento utilizado podem alterar a maneira como ela soa em nossos ouvidos. Você pode escutá-la em outra versão abaixo, desta vez com um solo de lira:

Foram descobertos 29 textos musicais contando com essa música, porém apenas o de número 6 foi possível ser reproduzido pelos músicos de hoje em dia, devido ao estado de conservação das tábuas. E como na arte “nada se cria, tudo se copia”, existe uma antiquíssima música judaica para casamentos que é bastante semelhante aos exemplos acima. Ela data de 564 a.C. e pode ser ouvida no player abaixo:

Você notou semelhanças? Estudiosos de música dizem que padrões emergem ao longo da História, com utilização universal das oitavas musicais, além das quartas e das quintas. Outra música bastante antiga e semelhante aos exemplos acima é intitulada “Seikilos Epitaph”, canção grega que, além de trazer uma melodia, possui letras e, segundo estimativas,  tem mais de 2 mil anos! Confira:

*Publicada em 11/3/2016

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.