Cientistas descobrem que cérebro leva 300 milissegundos para gerar memórias
66

Cientistas descobrem que cérebro leva 300 milissegundos para gerar memórias

Último Vídeo

Segundo uma notícia publicada pelo G1, cientistas argentinos descobriram que os chamados neurônios conceito demoram 300 milésimos de segundo para processar estímulos sensoriais e transformá-los em memórias, ou seja, esse é o tempo que o cérebro leva para formar lembranças.

De acordo com a publicação, a equipe de cientistas se dedica a avaliar o cérebro de pacientes que serão submetidos a cirurgias para curar a epilepsia, medindo sua atividade neurológica. Liderados pelo argentino Rodrigo Quian Quiroga, diretor do Centro de Neurociência Sistêmica da Universidade de Leicester, na Inglaterra, os cientistas explicaram que, basicamente, a formação de memórias envolve uma associação de conceitos.

Associação de ideias

Fonte da imagem: Shutterstock

Imagine que você se recorda de ter encontrado com um amigo quando foi ao cinema. Segundo os pesquisadores, essa lembrança é formada pela associação dos conceitos “amigo” e “ir ao cinema”, e os neurônios demoram — do momento em que vemos a pessoa até esse estímulo sensorial chegar ao cérebro — apenas 300 milissegundos para serem ativados e gerar a memória.

Os cientistas explicaram ainda que, embora não exista um local específico no cérebro no qual as memórias ficam armazenadas, uma região determinada — o hipocampo — está relacionada com a sua construção, e é nessa área que os neurônios conceito ficam concentrados. Aliás, sem o hipocampo, a formação de novas memórias é impossível.

Entretanto, apesar de muito interessante, a descoberta ainda não permite que os pesquisadores encontrem uma cura para doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo, pois ainda falta muito para que todos os mecanismos envolvidos na criação de novas memórias sejam completamente compreendidos.