Estudo aponta que a eletricidade pode ser usada no controle dos sonhos

12/05/2014 às 10:161 min de leitura

Se você pudesse, você gostaria de ter mais controle sobre os próprios sonhos? Pois, de acordo com o The Guardian, um estudo apontou que é possível induzir a ocorrência de sonhos lúcidos — ou seja, aqueles nos quais sabemos que estamos sonhando e que algumas vezes inclusive conseguimos comandar, resultando em experiências supervívidas— através do uso da estimulação elétrica.

Segundo a publicação, a descoberta ocorreu durante um estudo a respeito dos efeitos da eletricidade sobre o cérebro humano. O experimento envolveu a participação de 27 voluntários que nunca haviam tido sonhos lúcidos anteriormente e que tiveram os lobos frontais e temporais estimulados através da aplicação de uma pequena corrente elétrica sobre seus crânios.

Choquinho

Conforme explicaram os cientistas, a eletroestimulação foi aplicada assim que os dorminhocos entraram em um estágio do sono conhecido como REM, durante o qual a maioria dos sonhos acontece. Os pesquisadores descobriram que quando os participantes eram expostos a uma frequência específica — entre os 25 e 40 Hz —, 70% deles experimentavam a ocorrência de sonhos lúcidos.

A descoberta, mais que permitir que tenhamos experiências como as retratadas no filme “A Origem”, pode ajudar os pesquisadores a compreender melhor as alucinações são produzidas e como nosso cérebro lida com elas. Além disso, o estudo também pode permitir que um dia a eletricidade seja empregada para tratar pessoas que sofrem com pesadelos crônicos, assim como para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, das nossas horas de descanso.