Homem toca violino para ajudar em sua cirurgia cerebral
345
Compartilhamentos

Homem toca violino para ajudar em sua cirurgia cerebral

Último Vídeo

Você sabia que, durante uma cirurgia cerebral, é muito comum que os pacientes fiquem acordados? Muita gente não sabe disso, mas a pessoa precisa conversar com a equipe médica, pois é assim que o cirurgião sabe se a operação está indo bem e se está tudo certo com o operado. E foi exatamente desta forma que aconteceu com Roger Frisch.

O violinista tinha tremores fortes toda vez que estava tocando, o que o impedia de prosseguir com a sua profissão. Uma cirurgia foi marcada para que fosse instalado um marca-passo cerebral e, para que instalação fosse bem-sucedida, a equipe da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, utilizou uma técnica bastante incomum.

O que foi feito?

Os médicos deram para Frisch um violino equipado com sensores de rastreamento de movimento e pediram-lhe para tocar durante a operação. Quando o desempenho do músico era estável, eles sabiam que os eletrodos estavam no lugar certo. E foi assim que o aparelho foi implantado corretamente e a cirurgia foi um grande sucesso.

Hoje em dia, Frisch toca seu violino sem tremores ou qualquer tipo de sintoma; sua carreira permanece intacta. Obviamente, cirurgias como a de Roger Frisch não são comuns, mas a invenção do controle de movimento pode ser muito útil em cirurgias nas quais as habilidades motoras estão em jogo. É torcer para que dê certo!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.