Ciência
20/07/2018 às 02:00•2 min de leitura
Todo mundo tem uma comida ou bebida favorita, e o consumo desses produtos é sempre um verdadeiro prazer, sejam eles simples ou superelaborados. No entanto, nem sempre estamos cientes de como determinados alimentos foram produzidos nem quais foram todos os ingredientes utilizados em seu processo de elaboração. Aliás, em muitos casos é melhor nem saber mesmo, você não acha?
Contudo, o pessoal do site ListVerse — estraga prazeres! — decidiu publicar uma matéria sobre fatos assustadores a respeito de produtos que a maioria de nós consome até com frequência, e nós aqui do Mega Curioso selecionamos sete deles para você conferir:
Fonte da imagem: pixabay
Um peixe muito popular em restaurantes japoneses e que é servido cru é o atum, que contém grandes quantidades de mercúrio, uma substância que pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Fonte da imagem: pixabay
Se você não consegue viver sem aquele pãozinho de miolo branco e fofinho, é melhor ter cuidado. Muitos fabricantes usam sulfato de amônia — um conhecido fertilizante e ingrediente de bombas — para potencializar a ação do fermento.
Fonte da imagem: pixabay
Você é do tipo formiguinha, que não consegue viver sem açúcar? Pois saiba que um ingrediente indispensável na fabricação do açúcar refinado é um pó feito a partir de ossos carbonizados de bovinos, utilizado para deixar os grãos branquinhos.
Fonte da imagem: shutterstock
De dieta? Então, é melhor você ficar de olho nas opções “low fat” (ou com gordura reduzida). Quando essas substâncias são eliminadas dos produtos, os alimentos perdem muito em sabor. Para contornar isso, as gorduras normalmente são substituídas por outros ingredientes que, muitas vezes, acabam deixando as comidas mais calóricas do que as opções convencionais.
Fonte da imagem: pixabay
Caso você seja daqueles que não conseguem viver sem frutas, é bom saber que, de acordo com grupos ambientalistas, análises mostraram que mais de 90% das maçãs, pêssegos, morangos e nectarinas contêm pesticidas, mesmo depois de serem lavados ou descascados.
Fonte da imagem: shutterstock
Sabe aquela tacinha de vinho que você gosta de saborear de vez em quando? Para ter a aparência cristalina, os fabricantes costumam utilizar substâncias como o colágeno, a gelatina e até sangue de bovinos para capturar materiais particulados tais como fragmentos de uva, levedura e outros compostos orgânicos.
Fonte da imagem: pixabay
E falando em vinhos... Quando as uvas são coletadas através de máquinas, esses equipamentos chacoalham as videiras para que os frutos caiam. No entanto, isso significa que outros “ingredientes” — como insetos, pássaros e qualquer coisa que esteja nas plantas — também acabam sendo coletados. O problema é que nem todos os fabricantes separam o que foi colhido pelas máquinas, então, pode ser que você esteja tomando vinho batizado!
*Publicado originalmente em 08/11/2013.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!