Bactérias do bem ajudam a emagrecer

15/04/2011 às 06:501 min de leitura

Bactérias. Esse nome já causa um certo medo, remetendo àquelas danadinhas que nos prejudicam com infecções como a de garganta ou a renal. Pois saiba que não existem só bactérias vilãs, existem também as funcionais, que são amigas de nossa saúde, como os probióticos. Esses micro-organismos são vivos e além de serem benéficos para nosso corpo, também podem nos ajudar a emagrecer!

Toda a ação dos probióticos está diretamente ligada ao intestino. Sim, pois é lá que se encontram uma infinidade de bactérias que podem atrapalhar e muito o emagrecimento. Essas bactérias prejudiciais que estão presentes no intestino podem contribuir para o acúmulo de gordura e se multiplicam quando “alimentadas” com o consumo exagerado de carboidratos, gorduras e bebidas alcoólicas. É aí que os probióticos entram em ação, para combater as bactérias maléficas.

Como agem os probióticos

Logo após serem ingeridos, os probióticos vão para o intestino e auxiliam na absorção de nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas do complexo B, além de facilitarem a digestão da lactose. Além de todos esses benefícios, eles ajudam a varrer as bactérias ruins para longe de você, equilibram a flora intestinal e ainda diminuem sua fome, como foi constatado de acordo com um estudo da Faculdade de Ciências da Vida, na Dinarmaca.

Conforme a pesquisa, o processo de diminuição do apetite ainda não foi totalmente esclarecido, mas os pesquisadores deduziram que os probióticos liberem o hormônio colecistoquinina, que age no cérebro, aumentando a saciedade. Essas bactérias do bem também podem colaborar para a redução do colesterol. E seu efeito é ainda melhor se associado a uma dieta rica em fibras e alimentos saudáveis.

Você pode encontrá-los em leites fermentados ou iogurtes especialmente formulados. Também existem no mercado na forma de pó ou cápsulas.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: