Para mais saúde e menos fome, invista na aveia!

Para mais saúde e menos fome, invista na aveia!

Equipe MegaCurioso

Quando você começa uma dieta e diminui as porções o que logo vem à cabeça é “vou ficar com fome”. Porém, alguns alimentos podem saciar mais e manter essa sensação por muito mais tempo do que outros. É o caso da aveia. Este cereal possui propriedades nutritivas excelentes, que já são aproveitadas há bastante tempo. Tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer incluir mais fibras e mais saúde em suas refeições.

Uma das ótimas vantagens da aveia é que ela prolonga a saciedade por mais tempo. E sabe como isso acontece? A aveia é riquíssima em fibras solúveis e insolúveis que são digeridas lentamente pelo intestino, como a beta-glucana, encontrada principalmente no cereal em forma de farelo. Esta fibra é resistente ao processo digestivo e, em contato com a água, ela tende a formar soluções viscosas que retardam o esvaziamento gástrico e capturam a gordura dos alimentos, diminuindo a absorção dela pelo organismo.

Assim, com a ação dessas fibras, você fica satisfeita mais rápido, por mais tempo, sem exagerar na próxima refeição. Principalmente se você seguir a regrinha de comer a cada três horas.

Além de também melhorar muito o trânsito intestinal, a aveia tem eficácia comprovada para a diminuição do colesterol LDL, dos triglicerídios e controla a glicemia no sangue. Você pode incluir mais aveia em sua alimentação utilizando-a em vitaminas e salada de frutas, sucos, pães, bolos, biscoitos e no iogurte. Ela é encontrada em flocos, farelo e farinha. Porém, não exagere. A recomendação é de, no máximo, uma xícara de aveia. Caso contrário pode causar inchaço e até aumento de peso.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.