Ciência
25/05/2011 às 08:39•1 min de leitura
Para a alegria geral dos chocólatras, o mito de que o chocolate engorda horrores pode, finalmente, estar com os dias contados. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, o consumo do chocolate pode ajudar a emagrecer, devido aos ácidos fenólicos contidos nele.
Os ácidos fenólicos são compostos antioxidantes que, além de já terem efeito comprovado na neutralização de radicais livres e inibição do acúmulo de gordura nas artérias, influenciam a produção de uma substância chamada leptina, que é um hormônio proteico produzido pelos adipócitos e que age no cérebro indicando a saciedade e estimulando o gasto de energia.
Além disso, o estudo demonstrou outras vantagens do consumo de chocolate. Uma delas é de que o cacau presente no chocolate pode inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Ou seja, pode incluir um chocolatinho na sua dieta! Mas não se empolgue e anote aí: a quantidade recomendada por dia é de 30 gramas. E o tipo de chocolate liberado para quem quer entrar em forma é o amargo, com pelo menos 60% de cacau.