Feijão-branco: poderoso aliado da dieta

Feijão-branco: poderoso aliado da dieta

Equipe MegaCurioso

O feijão é presença certa no prato da maioria dos brasileiros. O que ninguém imaginava é que um dos seus tipos, o branco, é um poderoso aliado do emagrecimento e da saúde.

Os efeitos foram comprovados por um estudo da Universidade da Califórnia (Estados Unidos). O grupo analisado era formado por 50 adultos obesos com uma dieta saudável. Metade deles ingeriu a farinha do feijão antes das refeições, os demais receberam farinha sem efeito.

Após oito semanas, aqueles que consumiram a verdadeira farinha emagreceram, em média, 1,7 quilos e estavam com o nível de triglicerídeos três vezes menor que os outros participantes.

Os benefícios acontecem graças a uma substância presente no alimento: a faseolamina. Ela inibe a absorção do carboidrato presente em massas, batatas, arroz e biscoitos, além de retardar a absorção de açúcares no sangue. Por isso, ainda é uma aliada à prevenção da diabetes.

É importante ressaltar que o efeito só acontece com a ingestão da farinha do feijão. O processo ocorre da seguinte maneira: meia hora antes das refeições consuma uma colher de chá rasa da farinha, dissolvida em um pouco de água. Na hora do almoço, ao comer um prato com 200 gramas de carboidratos, será como se você tivesse ingerido apenas 160 gramas.

Essa redução poderá representar um emagrecimento de até 4% do peso em apenas 30 dias, ideal para quem quer ver as gordurinhas irem embora rapidinho.

Outro ponto positivo do feijão é que ele é rico em proteínas. Em geral, 30% de sua composição vêm desse nutriente. Por isso, a versão cozida do alimento também faz bem, além de ser fonte de cálcio, ferro, potássio, magnésio, vitaminas E e K, folato e fibras.

Faça a farinha de feijão-branco em casa!

Quem se interessou pelos benefícios da farinha do feijão-branco pode fazê-la em casa mesmo. Lave os grãos normalmente e em seguida seque bem. Coloque-os sobre um papel toalha ou ao sol para melhores resultados. Em seguida, triture-os no liquidificador e passe o pó na peneira, para ter uma farinha fina. A dica é preparar pequenas quantidades, para que ela não fique velha e perca o efeito.

Nutricionistas alertam que exagerar no consumo do alimento para tentar conseguir resultados melhores pode ser prejudicial à saúde. O feijão, quando consumido cru, pode ser tóxico e resultar em diarreia e problemas intestinais.

Por isso, siga as recomendações para ver o peso abaixar com saúde. Deve ser consumido apenas 1 grama por dia, cerca de 1 colher de chá antes de cada refeição. Vale experimentar e indicar para as amigas.

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