Turbine a malhação com os alimentos certos

10/06/2011 às 12:503 min de leitura

Quem quer um corpo malhado no verão deve começar a trabalhar para alcançar as metas a partir de agora. Assim, você não precisará esperar nenhum dia para vestir uma blusa mais justa quando o calor chegar.

A alimentação é fundamental nesse processo e, aliada à malhação, resulta em boa forma. Há alimentos com a capacidade de acelerar a queima de gordura ou então ajudam a construir músculos, aumentando a massa magra.

Quem malha pode seguir algumas dicas de especialistas para ficar com um corpo de dar inveja. Mantenha ao longo do dia uma alimentação balanceada e que inclua todos os tipos de nutrientes: carboidratos, proteínas, fibras e até gorduras (claro que em pequena quantidade).

Isso é imprescindível, pois a falta de certos nutrientes faz com que o organismo sinta necessidade de consumir glicose, que transforma o alimento em energia, e por isso você vai correr atrás dos doces (calorias a mais que vão prejudicar os resultados).

Outro truque é tomar água constantemente, aproximadamente 2 litros por dia. O líquido mantém a temperatura corporal e os músculos hidratados.

Nas refeições, escolha as versões integrais de pães e massas, leite desnatado e bebidas light. A gordura insaturada deve vir de peixes, sementes, grãos e azeites. A regra principal é abastecer o corpo com alimentos saudáveis.

Para aquelas que têm o objetivo de aumentar a massa magra, a dica é consumir uma boa porção de proteína no jantar, pois durante o sono o hormônio do crescimento é liberado e a reserva desse nutriente estimula a formação do músculo em parceria com a gordura do azeite, que regenera os tecidos. Assim, opte por um filé de carne grelhado com saladas folhosas temperadas com um fio de azeite ou por uma omelete de claras de ovos e legumes.

A alimentação nos períodos próximos ao treino é ainda mais importante. Prestar atenção é fundamental para alcançar os objetivos.

Nunca treine de barriga vazia

Treinar sem se alimentar não é recomendado. A dica é consumir principalmente carboidratos antes de se exercitar, pois eles são o combustível para o organismo e darão energia para a malhação. Quando eles não estão presentes, o corpo busca as reservas de proteínas, acarretando a perda de massa muscular.

Para uma nutrição saudável, opte por carboidratos ricos em fibras (pão, arroz, massas). Se a sua última refeição aconteceu há mais de duas horas, faça um lanche pelo menos 40 minutos antes do treino. Uma boa sugestão é um sanduíche de peito de peru e queijo branco com um copo de frutas.

E não esqueça a água! O consumo desse líquido precioso deve começar antes da malhação. Tome meio litro antes de ir para a academia e, durante a atividade física, beba entre 150 e 200 mL de água a cada meia hora.

Reponha as vitaminas após o treino

Além da sensação de missão cumprida, logo após praticar os exercícios, seu corpo ficará com o metabolismo acelerado por mais algumas horas. Assim, o primeiro passo é se alimentar adequadamente para repor os nutrientes no organismo.

Comece com a hidratação, beba uma garrafinha do isotônico de sua preferência. Ele vai repor as vitaminas e sais minerais perdidos por meio da transpiração e do esforço feito pelo corpo. Outra boa opção é consumir frutas. Bananas e laranjas ainda irão afastar as cãibras, enquanto uma xícara de cerejas, morangos e uvas reduzem a fadiga muscular, pois contêm antocianinas, presentes no pigmento vermelho.

Em seguida, é importante ingerir carboidratos. Até duas horas depois do treino, faça uma refeição completa, com salada, carboidratos, proteínas e boas fontes de gordura.

Se você malha à noite e chega tarde em casa para se alimentar dessa maneira, opte por uma vitamina feita com leite desnatado, uma fruta da qual você goste e aveia. A fibra deste cereal auxilia na digestão e elimina toxinas. Outra opção é consumir um iogurte light e uma barra de cereal para potencializar o resultado.

E não esqueça: quem deseja ter músculos fortes, para conquistar um metabolismo acelerado e queimar mais calorias, não pode deixar as proteínas magras de lado. O ideal é consumir 2 gramas para cada quilo de peso corporal.

Com um bom treino e o auxílio de uma nutrição saudável, prepare-se para chegar ao verão com um corpo de dar inveja.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: