O poder das farinhas funcionais

01/08/2011 às 16:204 min de leitura

Uma ajudinha a mais para manter a saúde em dia é sempre bem-vinda, certo? Por isso, para cuidar da sua saúde, prevenir doenças e, ainda, auxiliar na dieta, aposte nos alimentos funcionais.

Pesquisas recentes com diversos alimentos encontraram substâncias – além das vitaminas e nutrientes – que agem no organismo trazendo muitos benefícios. Por terem funções positivas, essa classe de alimentos recebeu o nome de funcionais ou bioativos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define os alimentos funcionais como alimentos ou ingredientes com alegação de propriedades funcionais e/ou de saúde e que podem, além de funções nutricionais básicas, produzir efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Um bom exemplo desse tipo de alimento são as farinhas funcionais. Feitas a partir de frutas, grãos ou cereais, são bastante ricas em fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Quando adicionadas às refeições, tornam seus pratos muito mais saudáveis e nutritivos.

A principal função das farinhas é fazer com que o intestino funcione corretamente. Consequentemente, quando o intestino trabalha bem, isso favorece a diminuição de colesterol e de glicose. No entanto, apenas as farinhas não são suficientes para trazer todos os benefícios. Procure ingerir as farinhas funcionais antes ou durante as refeições e não se esqueça do consumo regular de água para que elas possam realmente surtir efeito.

E consumir as farinhas é muito fácil – elas não alteram o sabor dos alimentos e, por isso, podem ser combinadas com caldos, sopas, sucos, frutas, vitaminas ou iogurte. Outra ótima opção é usá-las para substituir a farinha de trigo em pães, massas e bolos.

Confira algumas das farinhas funcionais já disponíveis no mercado e cuide do seu corpo de maneira saudável.

Farinha de banana-verde

Não costumamos ingerir a banana enquanto ela ainda está verde, mas para produzir a farinha é preciso que a fruta ainda não tenha amadurecido. Isso porque a substância funcional presente na banana desaparece depois que a fruta fica madura. Ainda verde, ela apresenta uma alta quantidade de amido resistente. Trata-se de um carboidrato que não é absorvido pelo organismo e, por isso, exerce uma função muito semelhante à das fibras. Por não conter glúten, a farinha pode ser usada em qualquer tipo de receita.

O amido presente na fruta ainda verde retarda a absorção da glicose, assim é bom para os diabéticos, pois evita altas concentrações de glicose no organismo. A farinha de banana-verde serve para regular o funcionamento do intestino (solto ou preso) através do estímulo da flora intestinal. No intestino grosso, o amido é digerido por um processo de fermentação feito por bactérias. Durante o processo, essas bactérias produzem substâncias benéficas para o corpo todo e ainda fortalecem o sistema imunológico.

Farinha de linhaça

A casca da linhaça possui proteínas, minerais e vitaminas e, além disso, é rica em ácidos graxos. A linhaça ficou famosa por causar sensação de saciedade e facilitar a perda de peso ao acelerar o metabolismo. Ainda funciona como estimulante do intestino, melhorando o trânsito intestinal e acabando com incômodos e acúmulos. A farinha vai bem com arroz e feijão, saladas, iogurtes, pães e bolos.

Existem dois tipos de linhaça no mercado – a dourada e a marrom. Ambas são ricas em fibras e agem na diminuição das taxas de colesterol. A linhaça dourada é uma das principais fontes de ômega-3 – um dos ácidos graxos mais conhecidos – ele é fundamental para a saúde do coração, pois ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos. Estudos recentes ainda indicam que a linhaça traz benefícios para a pele e os cabelos.

Farinha de uva

Por ser feita com a matéria-prima do vinho, a farinha funcional de uva traz os mesmo benefícios da bebida. O produto é feito com a casca das uvas tintas, por isso, apresenta altas concentrações de antioxidantes que combatem os radicais livres, trazendo vantagens para o corpo todo. A fruta também é rica em resveratrol – um flavonoide responsável por diminuir as taxas de colesterol ruim presentes no organismo e aumentar a produção do colesterol bom. Na hora de ingerir, abuse das combinações com iogurtes, sucos, bolos ou mesmo com outras farinhas que ficam muito saborosas.

Além da presença de fibras que vão agir no intestino, os antioxidantes da farinha de uva são responsáveis por prevenir o envelhecimento celular e diminuir as chances de doenças degenerativas. Ao ingerir a farinha, assim como o vinho, você também estará cuidando da saúde do seu coração. Os antioxidantes ainda ajudam a manter a flexibilidade das artérias, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo as doenças cardiovasculares. É ideal para quem deseja combater as varizes, a artrite ou o envelhecimento precoce.

Farinha de maracujá

A farinha de maracujá auxilia o emagrecimento e contribui para manter índices saudáveis de glicemia e colesterol. O alimento aproveita a parte da fruta que geralmente acabada sendo jogada fora. A casca do maracujá possui alta concentração de pectina. A pectina é um tipo de fibra solúvel que – assim como o amido resistente da banana – não é absorvida pelo organismo. Dessa maneira, a pectina se liga à água e transforma-se em um gel que dificulta a absorção da glicose, então contribui bastante para o bem-estar dos diabéticos. Recomenda-se a ingestão da farinha em sucos, vitaminas e frutas amassadas ou picadas.

O gel formado pela ligação entre água e pectina também é muito eficiente contra a absorção de carboidratos e gorduras, controlando a taxa de colesterol. Esse controle das gorduras facilita a digestão dos alimentos e favorece a eliminação. A farinha de maracujá ainda contém fósforo (para favorecer a renovação celular), cálcio (para proteger ossos e dentes), ferro (que confere energia e disposição) e vitamina B3 (necessária para transformar os alimentos ingeridos em energia).

Como usufruir dos benefícios das farinhas funcionais

Escolha a farinha que está de acordo com as suas necessidades e consuma com consciência e moderação. Nunca troque suas refeições regulares por um suco ou vitamina misturado com algum tipo de farinha. Mesmo com uma grande quantidade de vitaminas e nutrientes, a farinha não possui todas as substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo.

As farinhas devem ser um complemento da sua alimentação. Use sua imaginação e adicione as farinhas nos alimentos de forma que elas façam parte da sua rotina. Os especialistas recomendam a ingestão de 1 a 2 colheres de sopa por dia de farinha. Também é interessante alternar o consumo de diferentes tipos de produtos para não sobrecarregar o organismo com os mesmos nutrientes.

E, mais uma vez, não se esqueça de tomar bastante água – essa é uma dica muito valiosa! Quando você passa a ingerir mais fibras, é fundamental aumentar também a ingestão de líquidos. Sem a água, as fibras vão endurecer o bolo alimentar e a eliminação ficará mais difícil, prejudicando seu organismo e causando incômodos.

Faça sua própria farinha

Com o aumento do consumo dos alimentos funcionais, o mercado tem disponibilizado uma grande variedade de produtos. Então, encontrar a farinha que você escolheu não deve causar problemas nem dar muito trabalho. Mesmo assim, fazer sua farinha em casa também é bem simples. A receita é praticamente a mesma para fazer dois tipos diferentes de farinha:

Farinha de banana-verde ou uva

Ingredientes

Bananas-verdes (descascadas) ou uvas inteiras (com casca e sementes)

Modo de preparo

Lave bem as uvas, retire as que estiverem amassadas ou podres e deixe-as de molho em água com vinagre ou hipoclorito de sódio por 15 minutos. Depois enxágue bem para retirar qualquer resíduo que possa ter ficado grudado nas cascas da fruta (as bananas dispensam a fase de lavagem, basta descascá-las!).

Corte as frutas em pedaços pequenos. Com uma panela, leve tudo ao fogo baixo ou médio para secar. Tome cuidado para não assar nem queimar as frutas. Feito isso, certifique-se de que a mistura está bem seca, sem qualquer umidade. Coloque as frutas no liquidificador (ou triturador) e bata até obter um pó bem fino.

Para que o produto não perca suas propriedades, armazene em um recipiente hermético e procure manter longe da incidência de luz e umidade.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: