Pizza saudável sem estragar a dieta

12/09/2011 às 08:253 min de leitura

undefined

Fazer dieta significa abrir mão de muita coisa e uma delas é aquela pizza que tanto animava as noites do seu final de semana. Se você estava preocupada em precisar ficar sem seu prato favorito, não precisa se desesperar. Existem várias combinações de massas, queijos e recheios que podem tornar a sua pizza tão leve quanto qualquer outra refeição saudável.

Trata-se de uma série de trocas e substituições que você deverá fazer para diminuir as gorduras saturadas e níveis de carboidrato sem deixar o sabor de lado. Para isso, é preciso vencer alguns preconceitos em relação às pizzas tidas como “light”. É importante lembrar que tudo o que estará no topo da sua pizza vai servir para melhorar a sua digestão e diminuir o total de calorias.

Para isso, o TodaEla separou algumas dicas. Vamos começar a sua pizza light?

Massas integrais

As massas brancas podem ser saborosas e, claro, tradicionais quando o assunto é uma boa pizza assada no forno à lenha. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados com este tipo de massa já que ele não traz tantos benefícios à saúde e ainda é uma fonte riquíssima de carboidratos. Uma boa saída para esta questão é substituir a farinha convencional pela integral.

Por ser rica em fibras, a massa integral faz com que o seu intestino funcione melhor e absorva os nutrientes com mais intensidade. As fibras também ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, assim você terá menos chances de sentir fome logo depois de terminar o prato.

Queijos leves

Como o nosso objetivo é diminuir o número de calorias e gorduras da sua pizza, precisamos ser drásticas na troca de queijo. Nada de cheddar, catupiry e outras delícias. Os seus melhores amigos, de agora em diante, serão o queijo branco, minas (prefira o tipo “curado”), ricota e claro a mussarela light ou de búfala. Essas opções são mais saudáveis e possuem menores níveis de gorduras.

Feitas essas substituições, você já tem uma boa base para uma pizza leve ou até uma pizza gourmet. Vale observar que é interessante compor algumas receitas que aproveitem as propriedades dos queijos. A mussarela, por exemplo, é um queijo mais ácido. Por isso, use-a para acentuar ou quebrar outros sabores, como os adocicados.

Coberturas

Chegamos à parte mais perigosa da pizza. Esqueça aquelas excentricidades que envolvem batatas, bacon, salsichas e até mesmo salgadinhos. Você pode, sim, adicionar algumas carnes à receita. Afinal, não é preciso fazer uma pizza totalmente vegetariana para fazer dela uma opção saudável. Ainda assim, procure não exagerar.

Prefira opções mais saudáveis como o salmão ou então carnes magras para completar a sua pizza. Mas se você quiser fazer uma pizza totalmente vegetariana, existem boas ideias que são incrivelmente saudáveis. Comece por uma troca bastante simples: o molho de tomate. Em vez de usar aqueles prontos e enlatados, tente fazer um bom molho caseiro. Assim você preserva os nutrientes e evita a ingestão de conservantes e outras substâncias.

undefined

Combinar rúcula, tomate seco e mussarela de búfala resulta em uma pizza em que cada fatia tem 280 calorias. Outra opção bastante saborosa é usar abobrinhas cortadas em rodelas, queijo branco e algumas lascas de amêndoas para conferir “aquela” crocância à sua pizza.

Existem opções tradicionais de pizza que você pode pedir pelo telefone ou então ir até a sua pizzaria favorita sem nenhum peso na consciência. São elas: escarola, com apenas 290 calorias por fatia; marguerita, com 275 calorias por fatia; champignon com mussarela, com 246 calorias; e atum acebolado, com 274 calorias por fatia.

Alguns cuidados

Ainda que sejam mais leves e saudáveis, as pizzas continuam sendo uma armadilha para quem está firme em uma dieta. Porn isso, procure manter o máximo de 2 fatias durante a semana. Comer mais do que isso pode prejudicar o equilíbrio da sua alimentação.

undefined

Outra dica interessante é fazer a sua própria pizza em casa. Assim, você consegue extrair o melhor dos ingredientes e ainda dar um toque especial ao prato para receber a família ou os amigos. Para fazer a sua pizza integral em casa, você vai precisar de:

  • 2 ovos
  • ¼ de xícara de água
  • 1 xícara (150 gramas) de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ colher de sopa de fermento em pó

Para começar a sua massa, misture os ovos com a água e siga adicionando os ingredientes até ficar homogêneo. Depois, abra-a e coloque em uma forma untada com margarina e comece a distribuir a cobertura como achar melhor. Lembre-se de escolher queijos leves, afinal é preciso manter a dieta!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: